domingo, 27 de outubro de 2013

Os camelos na bíblia

ARGUMENTO: “O arqueólogo Israel Finkelstein provou que Moisés não poderia ter escrito os primeiros livros da bíblia, pois a bíblia fala em camelos, mas os camelos ainda não tinham sido domesticados nessa época”.



Israel Finkelstein, para quem não sabe, é arqueólogo e co-autor de um livro polêmico chamado “A Bíblia Não Tinha Razão”.



 Esse livro tem fornecido muitos argumentos aos neo-ateus. Mas será que o livro de Finkelstein tem alguma razão no que alega?

Finkelstein é conhecido por suas controvérsias. Adora criticar o trabalho de outros arqueólogos. O tal livro de Finkelstein foi escrito de forma tendenciosa e controlada. Seus autores simplesmente interpretam os dados arqueológicos sem mencionar ou levar em conta as abordagens alternativas de outros arqueólogos.

Apesar de o título do livro em inglês falar algo sobre “desenterrar a bíblia” (The Bible Unearthed) Finkelstein NUNCA realizou uma escavação. Ele apenas analisa informações já analisadas e tabuladas por outros pesquisadores. É praticamente um re-interpretador de conclusões.

O pior é a forma pueril como ele conclui certas coisas.  Alguns fatos são interpretados no livro como “inverídicos” só porque são mencionados apenas na bíblia. Lamentável! Vejamos o caso dos camelos:

Camelos

A bíblia fala sobre camelos domesticados desde a época de Abraão (Gênesis 24:10). O camelo era considerado “o mais valioso de todos os animais nas desertas regiões do Oriente” (Dicionário Bíblico Universal – Buckland pág. 78). Finkelstein, contudo, afirma em seu livro que os camelos ainda não tinham sido domesticados nessa época (antes de 1000 a.C.), e, portanto Moisés não poderia ter escrito os primeiros livros da bíblia. Será mesmo? 

Primeiro que Finkelstein jamais mostrou qualquer evidência arqueológica concreta para apoiar suas afirmações. Finkelstein, pelo jeito, ignora o fato de que a arqueologia possui evidências da existência de camelos domesticados já em épocas remotíssimas, como, por exemplo, uma estatueta encontrada em Biblos datada como pertencendo ao século 19 ou 18 a.C. mostrando um camelo ajoelhado.

Existe também uma escultura em terracota, encontrada na região de Mênfis (2700 a.C), que mostra um camelo usando uma sela (arreio), ou seja, um camelo domesticado, veja: 



 As evidências arqueológicas na verdade apontam para o fato de que os camelos já eram domesticados muito antes da época de Abraão (Vide: Kitchen, 1980, 1:228).

"Os representantes deste gênero começaram a ser domesticados há cerca de 4500 anos, para serem utilizados como eficientes meios de transporte" (fonte: Site Brasil Escola).

4 comentários:

  1. esses fanaticos vive brigando e nao chega uma conclusao somente um estudioso como stephany hawking tem todas as verdades sobre a formaçao do universo da terra e de tuda que existe mais os fanaticos ficao brigando por caco de telhas vasos de ceramicas e escombros de palaçios imagine se ouver um terremoto que possa destruir a vida nesse planeta ou mesmo um armamento como os milhares de bombas criadas pelo o homem quando o que sobrou para ser visto por uma geraçao futura que saira outra vez da caverna sera que eles ira criar um novo deus ou tera que esperar um outro abrao para inventar um se liga galera as coisas sao como sao desque o homem riscou no chao ou inventou uma ferranenta para agarrar suas presas quanto burrice e idiotiçe vive no meio da humanidade pessoas que frauda lendas e mitos e jura talves ate perde sua vida querendo comfirmar que aquilo e verdade esse povo nao ira para o tal inferno que eles tamto acredita eles vive nele

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
      STEPHANY!!!!!!!!!
      KKKKKKKKKKKKKKKKK
      (pausa pra respirar)
      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
      Adora esses caras, e me apresenta esses argumentos sem qualquer raciocínio lógico. Pífea sua argumentação.
      Pessoas como tu difamam a ciência, fazendo Dawkins parecer gênio.
      Agora só pra reflexão eu encerro com essa frase:

      "Não existe esperança para uma teoria se ela for contra a segunda lei da termodinâmica; nada mais lhe resta do que seu colapso em profunda humilhação". Sir Arthur Stanley Eddington

      Eliminar
  2. Essa "evidência" do Camelo em Mênfis não prova nada, pois NÃO estamos falando do Egito. Foi através do Egito que os camelos domesticados começaram a aparecer na "terra santa" no século IX e em outros lugares. Abraão não vivia no Egito, logo seu argumento é inválido.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Você só pode ser um neo-ateu, devido à sua falta de conhecimento bíblico.
      Os camelos que Abraão teve foram justamente presentes do Faraó:
      E viram-na os príncipes de Faraó, e gabaram-na diante de Faraó; e foi a mulher tomada para a casa de Faraó.
      E fez bem a Abrão por amor dela; e ele teve ovelhas, vacas, jumentos, servos e servas, jumentas e camelos.
      Gênesis 12:15,16

      Eliminar