quarta-feira, 10 de abril de 2019

Suposto erro de Paulo ao falar que Jesus apareceu para os doze apóstolos

ARGUMENTO - Em 1 Coríntios 15: 3-5 Paulo afirma que depois da ressurreição, Jesus apareceu para os doze apóstolos. Mas como Jesus poderia ter aparecido para os doze apóstolos se Judas Iscariotes já estava morto? 


"Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras,
E que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras.
E que foi visto por Cefas, e depois pelos doze."
1 Coríntios 15:3-5



     Esse é realmente um argumento forte contra a inerrância da bíblia, e por isso devemos sempre estar preparados para responder aos críticos que levantam questões como essas. Segundo o relato bíblico, Judas se arrependeu por ter traído Jesus e “saiu para se enforcar” (Mateus 27:5). Porém, ao que parece, ele acabou morrendo de outra forma. 

     Segundo Atos 1:18, Judas se precipitou e rebentou ruidosamente pelo meio e seus intestinos ficaram expostos. Não sabemos se isso aconteceu quando Judas tentou o suicídio ou depois. Provavelmente Judas atou uma corda ao galho duma árvore, pôs o nó corrediço em volta do pescoço e tentou enforcar-se por pular dum penhasco. Parece que a corda ou o galho da árvore se rompeu, de modo que ele despencou e se rebentou nas rochas embaixo. A topografia em volta de Jerusalém torna esta conclusão razoável.

      No entanto, porém, pode ser que isso tenha acontecido após a ressurreição de Jesus. A verdade é que não sabemos a resposta exata. Portanto, dizer que Judas ainda estava vivo após a ressurreição de Jesus não é um bom argumento. Existe uma explicação que ao meu ver é bem mais razoável: sabemos que Matias foi eleito para ocupar o lugar de Judas, fazendo com que o número de apóstolos voltasse a ser doze (Atos 1:26). Claro que a eleição de Matias ocorreu bem depois da ressurreição de Jesus, e portanto ele não estava presente quando Jesus apareceu para os apóstolos em João 20:26.

      Contudo, devemos observar um detalhe importante: o requisito exigido para o cargo de apóstolo era o de que a pessoa escolhida fosse um daqueles que conviveram com os apóstolos desde o início do ministério de Jesus até o dia em que ele subiu aos céus novamente, ou seja, a pessoa teria que ter visto o Jesus ressurrecto para poder testemunhar com propriedade sobre a ressurreição do Messias (Atos 1:21-22). Sabemos que Jesus apareceu para mais de 500 pessoas após sua ressurreição, e certamente Matias foi um desses privilegiados (1 Coríntios 15: 5 -8).   Portanto não há erro algum quando Paulo diz que Jesus apareceu aos doze. Lembrando que Paulo escreveu 1 Coríntios entre 55/56 d.C. bem depois de Matias ter sido integrado no grupo dos apóstolos, ocupando o lugar de Judas. 

     Existe também a passibilidade de erro em alguma cópia dos manuscritos. A versão bíblica traduzida pelo padre Matos Soares, por exemplo, foi traduzida da Vulgata, e ao invés de dizer que Jesus apareceu para os doze (gr. δώδεκα), ela diz que Jesus apareceu para os onze (gr. έντεκα). É muito difícil determinar quais manuscritos se aproximam mais dos originais, visto que os originais não existem mais. 

A versão traduzida da Vulgata portuguesa diz que Jesus apareceu para os onze

Sem comentários:

Enviar um comentário