"Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras,
E que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras.
E que foi visto por Cefas, e depois pelos doze."
1 Coríntios 15:3-5
Esse é realmente um argumento forte contra a inerrância da bíblia, e por isso devemos sempre estar preparados para responder aos críticos que levantam questões como essas. Segundo o relato bíblico, Judas se arrependeu por ter traído Jesus e “saiu para se enforcar” (Mateus 27:5). Porém, ao que parece, ele acabou morrendo de outra forma.
Segundo Atos 1:18, Judas se precipitou e rebentou ruidosamente pelo meio e seus intestinos ficaram expostos. Não sabemos se isso aconteceu quando Judas tentou o suicídio ou depois. Provavelmente Judas atou uma corda ao galho duma árvore, pôs o nó corrediço em volta do pescoço e tentou enforcar-se por pular dum penhasco. Parece que a corda ou o galho da árvore se rompeu, de modo que ele despencou e se rebentou nas rochas embaixo. A topografia em volta de Jerusalém torna esta conclusão razoável.
No entanto, porém, pode ser que isso tenha acontecido após a ressurreição de Jesus. A verdade é que não sabemos a resposta exata. Portanto, dizer que Judas ainda estava vivo após a ressurreição de Jesus não é um bom argumento. Existe uma explicação que ao meu ver é bem mais razoável: sabemos que Matias foi eleito para ocupar o lugar de Judas, fazendo com que o número de apóstolos voltasse a ser doze (Atos 1:26). Claro que a eleição de Matias ocorreu bem depois da ressurreição de Jesus, e portanto ele não estava presente quando Jesus apareceu para os apóstolos em João 20:26.
Contudo, devemos observar um detalhe importante: o requisito exigido para o cargo de apóstolo era o de que a pessoa escolhida fosse um daqueles que conviveram com os apóstolos desde o início do ministério de Jesus até o dia em que ele subiu aos céus novamente, ou seja, a pessoa teria que ter visto o Jesus ressurrecto para poder testemunhar com propriedade sobre a ressurreição do Messias (Atos 1:21-22). Sabemos que Jesus apareceu para mais de 500 pessoas após sua ressurreição, e certamente Matias foi um desses privilegiados (1 Coríntios 15: 5 -8). Portanto não há erro algum quando Paulo diz que Jesus apareceu aos doze. Lembrando que Paulo escreveu 1 Coríntios entre 55/56 d.C. bem depois de Matias ter sido integrado no grupo dos apóstolos, ocupando o lugar de Judas.
Existe também a passibilidade de erro em alguma cópia dos manuscritos. A versão bíblica traduzida pelo padre Matos Soares, por exemplo, foi traduzida da Vulgata, e ao invés de dizer que Jesus apareceu para os doze (gr. δώδεκα), ela diz que Jesus apareceu para os onze (gr. έντεκα). É muito difícil determinar quais manuscritos se aproximam mais dos originais, visto que os originais não existem mais.
A versão traduzida da Vulgata portuguesa diz que Jesus apareceu para os onze |
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