quinta-feira, 7 de novembro de 2019

90% de todos os animais da Terra surgiram ao mesmo tempo, aponta estudo

     Sabe por que os ateus militantes citam tanto a teoria da evolução em seus argumentos contra a bíblia? Na verdade isso acontece porque eles são cientificistas, e por isso acreditam que a ciência é a melhor forma de compreensão humana da realidade.  Eles também acham que a teoria da evolução trouxe "descobertas científicas bem embasadas" que refutaram a narrativa de Gênesis sobre a criação. Será?


     Porém, quando estudamos a teoria da evolução, logo percebemos que ela só discorda de Gênesis em um ponto: a quantidade de raízes da "árvore da vida". Para os teóricos da evolução, a árvore da vida teve apenas uma raiz, ou seja, toda a diversidade de vida que existe atualmente no planeta teria começado a partir de uma única forma de vida primordial, um quimiolitoautotrófico, provavelmente, que foi sofrendo mudanças em suas descendências e assim gerando criaturas diferentes e mais complexas, o que em bilhões de anos de evolução culminou na diversidade atual em nossa fauna e flora.


Árvore da vida de Darwin 


      O livro de Gênesis, por outro lado, diz que a árvore da vida teve várias raízes, ou seja, vários animais surgiram (foram criados) ao mesmo tempo. 





     Mas quem estaria com a razão? A vida em nosso planeta teria se iniciado a partir de uma única forma de vida simples ou de várias espécies básicas criadas ao mesmo tempo? Acontece que nem mesmo Darwin tinha absoluta certeza de que a árvore da vida começou apenas com uma raiz. Em um trecho de seu livro mais famoso, ele diz o seguinte:


" A vida pode ter sido atribuída primitivamente pelo Criador a um pequeno número de formas, ou mesmo a uma só" (A Origem das Espécies, página 458). 

     Um "pequeno número de formas" pode ser condizente com as "espécies básicas" (hb. mayin) criadas por Deus. Malcolm S. Gordon, um biólogo evolucionista, chegou a perceber evidências de que a árvore da vida poderia ter várias raízes. Ele escreveu o seguinte :


 "Parece que a vida teve muitas origens. A árvore da vida universal não parece ter tido uma única raiz... A teoria tradicional da descendência comum parece não se aplicar aos reinos atualmente conhecidos." (Biology and Philosophy, The Concept of Monophyly: A Speculative Essay, p. 335). 

     Para reforçar ainda mais o conceito das muitas raízes, um  estudo científico mais recente (2018) mostrou que 9 em cada 10 espécies de animais do planeta surgiram ao mesmo tempo, e na mesma época que os humanos. Em outras palavras, o estudo mostrou que 90% de todos os animais da Terra surgiram ao mesmo tempo. Isso é fantástico, se pensarmos que o livro de Gênesis já dizia algo semelhante desde 1405 a.C. 

     Os cientistas passaram a última década coletando cerca de 5 milhões de códigos de barra de DNA em cem mil espécies de animais espalhadas em vários lugares do planeta. O gene COI se encontra no genoma da mitocôndria e é um dos mais estudados pela genética atualmente. Esse gene é o responsável pelos códigos de barra de DNA que foram estudados nessa pesquisa. Ao analisar o COI de 100 mil espécies de animais, Mark Stoeckle e David Thaler (cientistas responsáveis pelo estudo) concluíram que a maioria desses animais apareceu simultaneamente. O estudo foi publicado no periódico Human Evolution e está disponível AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário