quinta-feira, 8 de agosto de 2019

Hebreus nunca foram escravos no Egito, diz egiptólogo famoso

ARGUMENTO: "Não existem evidências da escravidão dos hebreus no Egito. Um egiptólogo famoso disse que os hebreus nunca foram escravos no Egito".



     O tal egiptólogo famoso a quem os ateus se referem é Zahi Hawass, um arqueólogo e egiptólogo ateu. Ele foi ministro de antiguidades do Egito, cargo que ocupou até 2011. Hawass nega que exista qualquer evidência da escravidão de hebreus no Egito mencionada na bíblia. Mas será que não existe mesmo? Nesse artigo vou citar 4 provas de que Zahi Hawass está enganado: 


1- Vale das Inscrições (Wadi Mukattab). Este vale que se encontra na península do Sinai está repleto de inscrições antigas que contam em detalhes toda história do êxodo, desde a escravidão até a fuga do Egito. São cerca de 30 mil inscrições em pedras.  As inscrições foram feitas em hebraico antigo, numa mistura de alfabetos hebreus e egípcios. Acredita-se que os hebreus fizeram essas inscrições durante sua peregrinação de 40 anos pelo deserto. 





2- Desenhos egípcios:  Egípcios antigos fizeram desenhos ilustrando o trabalho escravo dos hebreus no Egito. As fotos desses desenhos podem ser encontradas no livro “The Ancient Near East in Pictures” de James B. Pritchard. Veja um exemplo:



3 – Relato histórico:  O maior historiador judeu da antiguidade, Flávio Josefo, afirmou que os escravos hebreus ajudaram na construção de pirâmides no Egito: Josephus, F., Antiquities of the Jews, II-IX-1.


4 – Descoberta arqueológica:  A presença de escravos hebreus no Egito foi comprovada por descobertas recentes na parte ocidental do Nilo (Excavations of Medinet Habu II, Oriental Intitute Publications 41, Chicago: Oriental Institute 1939 página 68-72). Nesse local os arqueólogos encontraram resquícios de cabanas com design palestino durante a Idade do Ferro, o que evidencia a passagem dos hebreus pelo Egito.  (clique aqui)





1 comentário:

  1. Tudo que acontecia no reino dos faraós, desde péssimas colheitas até batalhas perdidas foram anotados documentados em pedras ou papiros. Não existe nenhuma referência sobre a fuga pelo mar que engoliu as tropas do faraó. Quer dizer que a partir dali terminou a civilização egípcia? A Sagrada Família fugiu para o Egito quando Herodes começou a matança de crianças, mas eles eram judeus e procuraram refúgio onde seu povo era escravizado? Tenham fé, mas "Fé Raciocinada"

    ResponderEliminar