quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

Códigos não se codificam ao acaso

“A casa é amarela e está no topo do morro”


A frase acima é formada pelo arranjo coeso de 31 caracteres (letras). Você só entende o sentido da frase porque essas letras estão organizadas na ordem certa. Se fossem letras aleatórias a frase ficaria sem sentido. 

Essa pequena frase nos traz duas informações: a cor da casa e sua localização. 

Podemos dizer que isso é um CÓDIGO. Código é um arranjo coeso de caracteres. Existem vários tipos de códigos: 

Código Morse, cujos caracteres são pontos e traços, 

Textos, cujos caracteres são letras, 

Código binário, cujos caracteres são os números UM e ZERO e por aí vai.  

Você precisa apenas de duas coisas para criar códigos: inteligência e caracteres. 

Essas duas coisas são indispensáveis. De nada adiantam os caracteres se não há uma inteligência para organizá-los de forma lógica. 

De todos os códigos existentes no mundo apenas UM não foi criado pelo homem: o código genético. Dentro do núcleo de cada célula do seu corpo existe uma cópia desse código que é formado por 3,146,000,000 “letrinhas genéticas” perfeitamente organizadas na ordem certa.


 Lembra da frase que usei como exemplo? Ela é formada por apenas 31 caracteres organizados na ordem certa. Já o nosso código genético possui 3,146,000,000 caracteres organizados de forma lógica. 

Podemos chamar esses caracteres de “bases nitrogenadas”. Devia à sua organização lógica, esse código transmite informação. São verdadeiras receitas que ensinam teu corpo a produzir centenas de milhares de proteínas! 

Sabemos que caracteres não se organizam de forma lógica ao acaso. 

Se nem a minha pequena frase com 31 caracteres poderia se organizar sozinha, imagina um código com mais de 3 bilhões de “letras”. A inteligência sempre é necessária para produzir informação codificada. 

Além do magnífico arranjo das bases nitrogenadas, existe todo um maquinário envolvido com esse código: O RNA, lá dentro da máquina de enzimas, lê o DNA, pega as informações necessárias, respeitando as "pontuações" (stop códons) e leva essas informações para um ribossomo, onde a informação é decodificada e usada para formar proteínas complexas!

Falando na máquina de enzimas, ela revisa várias vezes as novas moléculas de DNA em busca de erros, ou seja, o código tem seu próprio revisor. 

O código genético também é criptografado e zipado. São códigos dentro de códigos. Assim, com aproximadamente 30 mil genes expressamos um milhão ou mais de proteínas. Uma estratégia inteligentíssima de compactação de informação codificada, algo que o acaso fortuito jamais poderia fazer. 

2 comentários:

  1. Olá Neo-ateísmo

    Boa tarde

    Considerando que Deus criou tudo isso com organização, método, coerência ou seja tudo bem definido e calculado como definir Deus como uma pessoa com um ser pessoal? Deus é Espírito isso está na Bíblia mas o que é um Espírito? Seria uma entidade espiritual transcedental da qual saem os pensamentos ou seria a soma desses pensamentos? Pensamentos não é pessoa é ação mas talvez a soma deles pudessem formar uma pessoa no caso Deus e então Deus pessoal seria montado digamos assim ou existente por uma soma infinita de pensamentos? Se Deus é uma soma infinita de pensamentos então como Ele poderia existir pois os infinitos pensamentos pretéritos nunca chegariam para formar os infinitos pensamentos atuais logo Deus não existiria.

    Um abraço

    Luiz

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Porque Deus é atemporal. O Seu conceito transcende as esferas dos conceitos humanos.
      Deus está em tudo, embora nosso conceito de tempo sejá estático (passado, presente e futuro), Deus está nesses três estágios ao mesmo tempo. Ele é um Espírito, pois assim que se é plano espiritual (logo não enxergamos tais entidades no cotidiano), mas nós vivemos no plano material, providos dos cinco sentidos naturais. E assim fomos criados, para regozijarmos das maravilhas deste mundo, mas o livre arbítrio nos guiou a decadência. Não pela vontade de Deus, mas por nossas próprias concupsciências. Fazendo assim nossa mente (que vê e transmite as informações naturais para nosso cérebro) nos separar do lado espiritual (proeminente da fé).

      Eliminar