sábado, 4 de maio de 2019

Deus se cansa?





ARGUMENTO: Como pode o Deus Onipotente ficar cansado? Isso não seria uma fraqueza? Mas é justamente o que a bíblia diz em Gênesis 2:2: "E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito."


     Cansaço é o esgotamento físico que todos os animais (incluindo o homem) podem sentir. Deus, no entanto, não sente esgotamento físico, pois Ele é espírito:


"Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos fins da terra, nem se cansa nem se fatiga? É inescrutável o seu entendimento."
Isaías 40:28

     Se Deus não se cansa e nem se fatiga, então por que Gênesis 2:2 diz que Ele "descansou"? Na verdade o autor de Gênesis não teve a intenção de dizer que "Deus estava cansado".  Deus não descansou porque estava cansado, mas porque tinha terminado o que começou. Terminou significa que não havia mais nada a ser feito, e a inatividade criadora de Deus no sétimo dia foi chamada de "descanso".
   

     Gênesis 2:2 usa a palavra hebraica וַיִּשְׁבֹּת֙ (shabath) ao invés de יעף. A palavra וַיִּשְׁבֹּת֙ sugere parada, cessar uma atividade, portanto "descanso" por ausência de atividades, e não por estar cansado. Se o autor dessa passagem estivesse querendo dizer que Deus precisava descansar porque estava cansado, ele usaria a palavra יעף , que tem a ver com fadiga, esgotamento físico, cansaço.

Sem comentários:

Enviar um comentário