segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

A profecia sobre a cidade de Tiro falhou?

ARGUMENTO: Segundo a profecia de Ezequiel, a cidade de Tiro seria destruída e nunca mais seria reedificada (Ezequiel 26:14). Acontece que a cidade de Tiro existe atualmente e a profecia falhou. 



     Antes de mostrarmos onde está o erro dos ateus, vamos explicar passo a passo o porquê da profecia contra essa cidade:


Detalhes sobre a cidade


     Tiro foi uma cidade fenícia localizada na costa do Mar Mediterrâneo, atual território do Líbano.


Por que Deus quis destruir a cidade?


     Tiro era um grande centro comercial conhecido principalmente pela produção de uma tinta púrpura muito rara. Seu povo era muito próspero. 
     Por se tratar de uma cidade comercial, Tiro era concorrente de Jerusalém. 
     Quando Jerusalém foi destruída em 587 a.C, por Nabucodonosor (rei da Babilônia), houve um grande regozijo na cidade de Tiro, e isso desagradou a Deus. Deus então se volta contra Tiro e lança sua sentença:

*A cidade seria atacada pelo rei Nabucodonosor (rei da Babilônia) (Ezequiel 26:7)
* A cidade seria destruída e seus entulhos seriam jogados no mar (Ezequiel 26:12).
*A cidade se tornaria um enxugadouro de redes de pesca (Ezequiel 26:5)
*A cidade não seria edificada novamente (Ezequiel 26:14)


Cumprimento da profecia


     A cidade seria atacada pelo rei Nabucodonosor



      Nabucodonosor destruiu completamente a cidade de Tiro em 572 a.C, reduzindo a cidade a entulhos, depois de um cerco de 13 anos.  

Seus entulhos seriam jogados no mar

Os soldados de Alexandre Magno construíram uma ponte até a cidade de Nova Tiro usando os escombros da cidade de Tiro 


     Alexandre Magno, rei da Macedônia, queria invadir e conquistar uma cidade que ficava perto das ruínas da cidade de Tiro. Essa cidade se chamava "Nova Tiro". Tratava-se de uma cidade fortificada que ficava numa ilha a 700 metros da costa.
      A cidade era cercada por muros que chegavam a 46 metros de altura. Para que seu exército chegasse até a ilha, o rei macedônio ordenou que seus soldados pegassem os entulhos da cidade de Tiro e jogassem no mar, fazendo um tipo de passarela artificial até a ilha. 
     Em 332 a.C, a cidade de Nova Tiro foi invadida pelas tropas de Alexandre Magno. 


A cidade se tornaria um enxugadouro de redes de pesca



     Um historiador chamado Phillip Myers falou sobre Tiro em seu livro chamado História Geral para Faculdades e Escolas Secundárias. Ele disse o seguinte: 

“A maior parte do lugar do que uma vez era uma grande cidade, agora é tão vazio como o topo de uma rocha – um lugar onde os pescadores que ainda frequentam o local espalham suas redes para secar” (General History for Colleges and High Schools – Boston, Ginn & Co. pg. 55).

"Tiro se tornou um lugar para secar redes de pesca" (Arqueologia Subaquática - Hans-Wolf Rackl).


A cidade não seria edificada novamente


     Eis aqui o ponto de discussão entre teístas e ateístas. Os ateus militantes alegam que a cidade de Tiro foi reconstruída e portanto a profecia falhou. Vez por outra aparecem fotos da "cidade de Tiro" nos sites ateístas, e essas fotos sempre vêm acompanhadas de um texto dizendo que a profecia não se cumpriu. 

Onde está o erro dos ateus?

A moderna cidade de Es-Sur foi construída no local da cidade de Nova Tiro. A ponte construída por Alexandre Magno anexou a ilha ao continente, formando uma península. 

     O erro dos ateus militantes é justamente confundir a cidade de Palas-Tiro com a cidade Nova Tiro. Apesar dos nomes parecidos, são cidades distintas. 
     Palas-Tiro era uma cidade continental e costeira. Nova Tiro, por sua vez, era uma cidade murada construída numa ilha. 
     A cidade que o profeta Ezequiel disse que seria destruída por Nabucodonosor realmente foi destruída pelo rei da Babilônia em 572 a.C, e nunca mais foi reedificada (O Imaginário da Profecia - John Urquhart). A cidade de Nova Tiro, por sua vez, foi reconstruída e hoje se chama Es-Sur. Ela está localizada na região Al Janub, no Líbano. 




Sem comentários:

Enviar um comentário