sexta-feira, 3 de abril de 2020

Maria era prima de Isabel?

ARGUMENTO: Em Lucas 1:36 a bíblia diz que Maria era prima de Isabel. Porém, no versículo 5, a bíblia diz que Isabel era filha de Arão, ou seja, uma levita. Como Maria podia ser prima de uma levita se a mesma pertencia à tribo de Judá?


   Maria era prima de Isabel?



     Existe um testemunho citado por Niceforo Calisto (Historia Eclesiástica II,3) onde se afirma que Ana, mãe de Maria, tinha uma irmã que se chamava Sobe. Sobe teria se casado com um levita, e desse casamento nasceu Isabel. Portanto Isabel seria mesmo prima de Maria. O problema aqui é que os levitas não se casavam com pessoas de outras tribos.
   
     A palavra grega que foi traduzida como "prima" em algumas bíblias foi "συγγενίς", que também pode ser traduzida como parenta, compatriota ou congênita. Levando em conta que os levitas não podiam se casar com pessoas de outras tribos, seria mais razoável acreditar que a tradução correta da palavra "συγγενίς" em Lucas 1:36 é parenta ou até mesmo compatriota, e não prima.  Se o evangelista quisesse mesmo dizer que Isabel era prima de Maria, ele poderia ter  usado a palavra grega "ανεψιός" (prima), que é bem mais direta, apesar da palavra "συγγενίς" também poder ser traduzida como "prima".
   
     Portanto podemos concluir que Lucas escreveu na verdade que Maria era "parenta" ou "compatriota" de Isabel, no sentido de que todas as tribos de Israel vieram de um mesmo pai: JACÓ.

"Também Isabel, sua parenta, terá um filho na velhice; aquela que diziam ser estéril já está em seu sexto mês de gestação."   Lucas 1:36 - NIV - Nova Versão Internacional


Maria era levita ou pertencia à tribo de Judá? 


     Maria pertencia à tribo de Judá, e isso fica bem claro em Lucas 2: 1 ao 5 quando a bíblia fala de um censo ordenado por César Augusto. Note que Maria se alistou na mesma cidade que os integrantes da tribo de Judá estavam se alistando: 

"E aconteceu naqueles dias que saiu um decreto da parte de César Augusto, para que todo o mundo se alistasse (Este primeiro alistamento foi feito sendo Quirino presidente da Síria). E todos iam alistar-se, cada um à sua própria cidade. E subiu também José da Galiléia, da cidade de Nazaré, à Judéia, à cidade de Davi, chamada Belém (porque era da casa e família de Davi), A fim de alistar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida."         

Lucas 2:1-5


 

Sem comentários:

Enviar um comentário