terça-feira, 9 de abril de 2019

Quantos endemoninhados encontraram com Jesus em Gádara? Um ou dois?

ARGUMENTO: Ao falarem sobre o endemoninhado gadareno, Mateus e Marcos entram em contradição, pois Marcos diz que apenas um endemoninhado saiu ao encontro de Jesus (Marcos 5: 2), e Mateus afirma que eram dois (Mateus 8:28). 



RESPOSTA - O evangelista Marcos relata que quando Jesus chegou à província dos gadarenos, um homem possuído por espíritos imundos lhe saiu ao encontro. Note que em momento algum o evangelista diz que o tal homem estava sozinho no local - ele apenas menciona que o endemoninhado saiu dos sepulcros e caminhou na direção de Jesus. Mateus, por sua vez, foi mais detalhista e acrescentou que tinham dois homens endemoninhados ali. Isso não é contradição, mas variação. Enquanto Marcos foca apenas no endemoninhado que conversou com Jesus, Mateus acrescenta que eram dois endemoninhados no total. Temos aqui dois relatos falando do mesmo evento, mas  escritos por  pessoas distintas, então é absolutamente normal que existam variações nos textos, ou seja, um autor pode acrescentar pormenores que o outro omite. 

Não tem mar ali perto


Kersa, o local mais provável do encontro entre Jesus e os endemoninhados


Os críticos ainda apontam um segundo "problema" nessa passagem: a ausência do mar. Segundo eles a cidade de Gádara  não é costeira, e portanto seria impossível que os porcos se precipitassem no mar, como afirma o texto bíblico. O que esses críticos parecem não saber é que os hebreus davam o nome de "mar" a qualquer massa de água (Dicionário Bíblico Universal Buckland página 277) e portanto o "mar" a que a bíblia se refere nesse caso é o mar da Galileia, um grande lago que existe nessa região. O local exato do evento provavelmente foi uma cidade chamada Kersa (que estava incluída no território de Gádara), cujas ruínas ainda existem na embocadura de Wady Semack. Essa cidade se encontra perto de uma praia, nas faldas dum alto monte. Ao longo das bordas do mar da Galiléia, perto de Gádara, ainda se podem ver os restos de antigos sepulcros, cavados nas rochas e voltados para o mar (mar da Galiléia) (Dicionário Bíblico Universal Buckland página 167).



Túmulos cavados nas rochas

Para ler mais sobre contradições bíblicas refutadas acesse: http://neoateismodelirante.blogspot.com/2013/09/contradicoes-na-biblia.html






Sem comentários:

Enviar um comentário