domingo, 19 de janeiro de 2020

Amar ou Temer a Deus? Contradição?

ARGUMENTO: Deuteronômio 6:5 está dizendo que devemos amar a Deus, mas Deuteronômio 6:13 diz que devemos temer a Deus. Como alguém pode amar e ter medo de Deus ao mesmo tempo?

     Medo e amor não são coisas excludentes. É completamente possível amar e ter medo de alguém ao mesmo tempo. Um filho, por exemplo, pode ter medo dos pais, principalmente daqueles pais mais rígidos, mas isso não impede o amor natural que o filho normalmente tem por seus pais. Portanto, mesmo se Deuteronômio 6:13 estivesse falando de "temor" no sentido de medo ou pavor, ainda assim não teríamos uma contradição entre esse versículo e Deuteronômio 6:5. 

     Contudo, o versículo não está falando de medo, mas de sentimento de respeito e reverência. 
     Ao escrever que devemos "temer" a Deus, Moisés usou a palavra hebraica "יראה" (Yrê ou Yireh) que tem o sentido de respeito, admiração ou reverência. Essa palavra vem do verbo hebraico "לִרְאוֹת" (Lirot), que significa ver, enxergar, acertar o alvo, atirar, perceber... Portanto "temer" a Deus é andar ao lado Dele com temor e reverência, como se estivesse enxergando Ele ou percebendo sua presença. 

     O hebraico também tem uma palavra para "temor" no sentido de "medo", e essa palavra é "פחד", que significa "medo em geral". 


Sem comentários:

Enviar um comentário