segunda-feira, 17 de junho de 2019

O grão da mostarda é a menor das sementes?

ARGUMENTO: Em Mateus 13:31-32 Jesus afirma que o grão de mostarda é a menor das sementes. Acontece que existem sementes menores que a da mostarda. Jesus teria errado?




     Antes de tudo é necessário entender que Jesus não estava fazendo uma "declaração científica" nessa passagem, mas uma parábola. Ele não estava dando uma aula de botânica para os judeus, mas ensinando-lhes sobre seu Reino. Numa parábola o mais importante é que os ouvintes entendam os significados envolvidos no exemplo.  Obviamente que o grão de mostarda não é a menor semente que existe no planeta, mas era a menor semente que os judeus conheciam e semeavam (Mateus 4:31). 

     Para que entendessem sua mensagem Jesus tinha que usar uma linguagem compreensível, então não faria sentido citar exemplos que os ouvintes não conheciam. Ao falar do "grão da mostarda", Jesus estava se referindo à  "mostarda selvagem"(também conhecida como mostarda-negra), uma planta muito conhecida na Palestina e que é até hoje encontrada nas planícies da Filístia. Seu diâmetro é de cerca de um milímetro. Por ser a menor semente que os judeus conheciam naquela época, ela era usada como a  menor unidade de medida do Talmude. (Berakhot 31a. g 96 8/8 p.22).


 " Eu asseguro que, se vocês tiverem fé do tamanho de um grão de mostarda, poderão dizer a este monte: 'Vá daqui para lá', e ele irá. Nada será impossível para vocês." (Mateus 17:20)

48 comentários:

  1. Respostas
    1. Então pelo visto todo esse povo cristão até hoje ninguém seguer teve uma fé desse tamanho, e também ninguém praticou Mt 10, v8 né?? A terra não é centro do Universo, morcego não é ave, numca existiu unicórnios, não revelo a vida microcópica etc... só conhecia o que os judeus sabiam na época, grande deus né?? kkkk Onisciente/onipresente/onipotente, três oni... que não funciona kkk Respondam idiotas que aceitaram o que os portuguêses enfiaram no rabo á forca...

      Eliminar
    2. Pois é, vamos lá: se vc foi pra escola, sabe que morcego não é ave mesmo, é mamífero!! A palavra nuNca se escreve com N, e pra terminar, não zombe do Deus vivo! Ele realmente é onisciente, onipresente e onipotente!!! No dia que vc ouvir a voz Dele, como eu ouvi, vc vai crer!!

      Eliminar
    3. Cristãos vão estudar a bíblia para saber o quanto ela e errante e não há nenhuma palavra de deus, parem de tantas mentiras, em tudo vocês querem inventar "estória", o mundo precisa de humanos e não ovelhas, não basta essa vida que nós temos? Precisa acreditar que depois dessa vida vocês iriam viver em outra? Mal sabemos viver nessa vida, com tanta maldade, desonestidade,quantos países pobres precisando de pessoas com vida e consciência para ajudá-los, enquanto o ser humano acreditar que um deus vira para salva-los o mundo vai sempre continuar sendo o que ele já é...

      Eliminar
    4. Para mim e a menor semente de árvore

      Eliminar
    5. A linguagem bíblica, e todas demais linguagens mundiais, são escritas de acordo com a ciências de sua época, e não conforme a ciências que iria surgir no futuro. Até por que a ciências está constantemente mudando.

      Eliminar
    6. Manda estudar mas não estuda, é fácil assim? Estudar a Bíblia requer amplo conhecimento de antropologia, história, medicina, psicologia, direito, semântica, física, filosofia, sociologia, astronomia, biologia, matemática, geografia, literatura, artes e toda ciência! Porém se tiverdes fé como de um grão de mostarda receberá salvação e entendimento profundo da Palavra Deus, e terá todo esse conhecimento. Leia João 3:16.

      Eliminar
    7. E mais, caso o mundo precisasse menos de Deus e mais de seres humanos?
      Porque não solucionamos a fome, a guerra ou ódio?
      Nem mesmo a fome do pedinte na esquina de nossa casa resolvemos, ou o cidadão que acusa, faz isso por sua condição humana e mata a fome dos seus próximos? Creio que não! Sigo crendo e cada dia mais!

      Eliminar
  2. Então pelo visto todo esse povo cristão até hoje ninguém seguer teve uma fé desse tamanho, e também ninguém praticou Mt 10, v8 né?? A terra não é centro do Universo, morcego não é ave, numca existiu unicórnios, não revelo a vida microcópica etc... só conhecia o que os judeus sabiam na época, grande deus né?? kkkk Onisciente/onipresente/onipotente, três oni... que não funciona kkk Respondam idiotas que aceitaram o que os portuguêses enfiaram no rabo á forca...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hoje a menor semente que existe é na do morango, o morango foi criado depois que Jesus fez essa Parabola, pois nessa época, a semente de mortada era a menor semente até então

      Eliminar
    2. Só um palpite deve ter perdido alguém e não aceitou a perca deve ter orado feito até promessa ,mais nada deu muito certo né ?
      mais eu te falo com toda certeza do mundo Deus existe sem vc sem a mim .ele mesmo fala isso em Isaías 43 :13.
      E não precisa de mim xingar não fica bravo .só te desejo uma coisa que seu coração encontre a paz boa noite

      Eliminar
    3. Só passam vergonha com mentiras esfarrapadas...na época de Jesus a mostarda era a menor semente!!!
      Então esse mequetrefe não é oniciente. Não sabia que futuramente teria sementes menores.

      Eliminar
    4. @zegonet tu não deve ter lido, né ? Jesus não foi ensinar botânica pra ninguém. Nem tampouco disse q a semente era a menor de todas. Apenas fez referência a uma semente pequena, semente que eles conheciam muito bem. Para de se fingir de otario.

      Eliminar
    5. @ateu4ever -SP tu é mais um ateu de bosta. Argumentos fracos. Só quer impor tua crença derrubando a crença alheia. É muita idiotice. Se tu tá convencido, segue teu conceito, amigão. Melhore teus argumentos, pq esse teu aí, é fraquinho. Os ateus de vdd são mais inteligentes q vc.

      Eliminar
    6. https://youtu.be/1xvO5tvBHdg

      Eliminar
    7. 1- Você claramente não soube interpretar o que é originalmente proposto, é o ensino para pessoas de sua época, porque Jesus citaria outros tipos de sementes aos quais os Judeus não conheciam como base os para sua parábola, não seria notavelmente ilógico? Como eles iriam aprender ou entender o que estava sendo passado?, Com morcegos aves, imagino que você esteja se referindo a levíticos e os animais imundos, correto? Novamente errado, Deus não está fazendo uma afirmação científica e sim explicando com base no conhecimento observacional que os primitivos tinham, deve-se lembrar que Deus dá autoridade ao homem para classificar e dar nomes as espécies e animais que havia criado e os homens o fizeram ultilizando do que podiam observar e obviamente, quando um Judeu naquela época afirmava que o morcego era uma ave, não estava ser referindo a ave como uma classificação taxonômica complexa e sim a um ser alado em geral, óbvio que eles não o viam como um ser com bico e penas, é tolice afirmar isto.

      Eliminar
    8. Que Deus lhe conceda a graça da conversão. Amém.🙏🏻

      Eliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. Mateus 10 versículo 8: Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai demônios; de graça recebestes, de graça dai. Jesus estava falando com seus discipulos pedindo-lhes nesta passagem ao qual ele tinha lhes dado autoridade (Mateus 10 versículo 1)para fazer estas coisas, aliás não é pra qualquer um fazer tais coisas na época e nem por agora e assim aconteceu.
    Se a Terra é ou não o centro do universo de que importa a localidade? Morcego não é ave? estamos falando de religião ou ciência? Unicórnios não existem? Sério? caraca você fez uma descoberta incrível. Você é tão esperto!, ninguém saberia se o ATEUEVER não falasse, kkkk engraçado você.
    e por último como da para ver pelo seu comentário.... não entendeu uma vírgula da explicação do site... OBVIAMENTE Jesus conhece todos os grãos que existem no mundo, até os teus cabelos estão contados (Mateus 10 ver 30) e não saberia da existência de um ou mais grãos? saiba o que é uma parábola, você não se expressa/fala português com um nativo estadounidense, assim era o povo o Judeu. Jesus falava em parábolas exatamente para eles o entender.(Mateus cap 13 versículo 10 ao 13).
    Entendo você meu amigo! Também já tiva minhas dúvidas e dúvida de Deus, mas leia biblía sem ter o coração duro e encontrará a verdade se voc~e almejar por isto (Mateus cap 12 ver 14 15).

    ResponderEliminar
  6. Kkkk esses Ateu falam coisas q nao tem nada a haver kkkkk misericordo aó ficam casando discordia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pelos menos nós ateus ajudamos as pessoas com o que temos nos bolsos ou nas mãos, já os crentelhos fala assim, vou orar por você e deus vai te ajudar, isso e a única maneira que vocês têm de ajudar? Oferecendo o nada?

      Eliminar
    2. quem dissse q as pessoas oferecem o nada ? Se tem uma coisa que a igreja dispõe é de ações voluntárias. Vc tá bem por fora. É um ateu de meia tijela. Os de verdade não têm argumentos toscos iguais aos seus.

      Eliminar
    3. Qhal a parte que vc não entendeu de que Jesus não estava ali dando aula de Biologia? Jesus falava por parábolas justamente para aproximar ao máximo do entendimento das pessoas e usava como analogias as coisas comuns da época.
      A planta que hoje produz morango só foi criada por meio de cruzamentos e enxertos em 1740 na França, a partir de plantas silvestres trazidas da América do Norte. Como Jesus poderia falar de uma semente que só viria a ser conhecida 1740 anos depois a milhares de quilômetros dali? O mesmo acontece com a classificação dos seres vivos em que aparece a subdivisão dos chamados animais, que só foi organizada nos recentes séculos por um entendimento humano em ajustar melhor os estudos específicos desses seres. Assim como não faria sentido Jesus abordar sobre o advento das mídias digitais , por exemplo. Bastante desproporcional é querer argumentar a presciencia de Jesus com questões tão irrelevantes.

      Eliminar
  7. Ja eu concordo com os ateus,se esse jesus existiu mesmo foi um simples burrinho da quela epoca nao e atoa que andou encima de um kkkkkkkkkk

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Apocalipse 19

      11. E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco; e o que estava montado nele chama-se Fiel e Verdadeiro; e julga a peleja com justiça.
      12. Os seus olhos eram como chama de fogo; sobre a sua cabeça havia muitos diademas; e tinha um nome escrito, que ninguém sabia senão ele mesmo.
      13. Estava vestido de um manto salpicado de sangue; e o nome pelo qual se chama é o Verbo de Deus.
      14. Seguiam-no os exércitos que estão no céu, em cavalos brancos, e vestidos de linho fino, branco e puro.
      15. Da sua boca saía uma espada afiada, para ferir com ela as nações; ele as regerá com vara de ferro; e ele mesmo é o que pisa o lagar do vinho do furor da ira do Deus Todo-Poderoso.
      16. No manto, sobre a sua coxa tem escrito o nome: Rei dos reis e Senhor dos senhores.
      ESSE É O BURRINHO QUE VOÇÊ TÁ DIZENDO??

      Eliminar
    2. AGORA UMA COISA EU TE FALO VOÇÊ VAI MORRER OU VAI VER COM OS PRÓPRIOS OLHOS TODO O JOELHO SE DOBRAR NA PRESENÇA DESSE QUE VOÇÊ CHAMOU DE BURRINHO

      Eliminar
  8. Obrigada pela explicação. Eu também pensei na primeira vez que li está parábola que Jesus havia errado, pois atualmente a semente de mostarda não é a menor de todas. Então foi procurar o motivo de ele ( JESUS) ter usado essa semente. Na época de Cristo e na Palestina, realmente eles conheciam como a menor semente,por isso Jesus usou ela pra comparação e explicação. Mesmo Ele sendo : onipotente, onisciente e onipresente,entendia que os outros não ( discípulos, fariseus,publicanos,prostitutas,etc). Então como justamente é onisciente,usou essa semente, porque sabia que na época era a menor,e a única que tem uma semente extremamente pequena,e se transforma em uma grande árvore ( aproximadamente 3 metros) . Ele citaria morango sem existir na época? Não!. Jesus é maravilhoso, inteligente .E sabendo de nossa fraqueza e falta de sabedoria , fazia e ainda faz o possível pra nos ajudar. Jesus te ama.E é Ele quem salva.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por gentileza pesquisar no dicionário as seguintes palavras onisciência, onipresença e onipotência. Porque mentir e inventar vocês já conhecem..

      Eliminar
  9. Tanto no caso do morcego quanto no caso da lebre, a bíblia não está errada diante dos parâmetros usados para estas classificações. Em levítico o sistema de classificação é o local onde o animal se locomove ou habita, seja na terra, na água ou no ar. Usando este sistema o morcego está na mesma classe das aves. Já o sistema moderno usa outros parâmetros, por isso o morcego está na mesma classe das balaias, onde ambos são mamíferos. A ciência ou o sistema moderno, não é perfeito e tem suas dificuldades em classificar nos parâmetros estabelecidos (No caso o ornitorrino que o diga). Em relação a lebre é outra história que deixarei para outro dia, já que ela não foi citada aqui. Espero ter contribuído para clarear um pouco a mente da pessoa insipiente que escreve sem modos e sem conhecimento.

    ResponderEliminar
  10. Cientificamente Jesus Cristo sempre esteve certo .. Na parábola ele diz a menor semente que cresce e se torna um árvore forte.. Qual é outra semente que cresce e torna uma árvore..o não se torna em uma árvore ,o teff não se torna em uma árvore.

    ResponderEliminar
  11. Cientificamente Jesus Cristo sempre esteve certo .. Na parábola ele diz a menor semente que cresce e se torna uma árvore forte.. Qual é a outra semente que cresce e torna uma arvore..a semente do morango não se torna uuma árvore ,o teff não se torna uma
    árvore.

    ResponderEliminar
  12. A semente de morango nem existia naquela época, e não teria sentido em falar de algo que o judeus nem saberia oq é, engraçado que a semente de morango foi criada, pq será??? Na minha humilde opinião foi justamente com esse intuito que querer confrontar a bíblia, mas é difícil, até pq já tentei já cheguei seu um "ateu" e de perseguir cristão usando a Bíblia contra eles, porém Cristo me alcançou para sua honra e glória. Vcs podem falar o que for mais nunca poderá tirar minha experiência com Jesus pq foi eu e o mestre. Coisas que vcs são doídos para ter, mas Jesus só vai lhe mostrar se vc crê com fé e sem dúvida, aí vcs vai ficar com a cara de trouxa e pensando pq fui na onda de ciência blá blá blá. Cristo vive, pq quem tá morto não incomoda ninguém, agora que tá vivo sabe incomoda (o pecado e sua concupiscência).

    ResponderEliminar
  13. Aos ateus, pode ser que estejam certos, não tenho como provar, aos cristãos, pode ser que estejam certos não tenho como provar, uma coisa é certa, se os cristãos estiverem errados, tudo bem e se os ateus estiverem errados estão lascados, então recomendo que usem a lógica que tanto defendem. Assistam:https://youtu.be/1xvO5tvBHdg

    ResponderEliminar
  14. Crê em DEUS e pronto👍

    ResponderEliminar
  15. VAMOS LÁ!!!!!
    SE NÃO É O GRÃO DE MOSTARDA É QUAL ENTÃO??

    ResponderEliminar
  16. Marcos 4

    31. É como um grão de mostarda que, quando se semeia, é a menor de todas as sementes que há na terra;
    32. mas, tendo sido semeado, cresce e faz-se a maior de todas as hortaliças e cria grandes ramos, de tal modo que as aves do céu podem aninhar-se à sua sombra.

    EM MATEUS FOI ESCRITO DE UM JEITO E EM MARCOS DE OUTRO

    ResponderEliminar
  17. EU VEJO ATEUS FALAR COISAS SEM SENTINDO QUE ATÉ AUTISTAS TEM BEM MAIS INTELIGÊNCIA E SABEDORIA DO QUE ESSA GENTE EU FICO IMAGINANDO O TANTO QUE NÓIS CRISTÃOS(A) TEMOS QUE ENFRENTAR É CATÓLICOS(A) FEITICEIROS(A) MAÇONS(A) JUDEUS(A) BUDISTAS(A) ISLÂMICOS(A) MASOQUISTAS(A) ESPÍRITAS(A) E O PIOR ATEÍSTAS(A) GENTE O INFERNO JÁ TÁ LOTADO SERÁ QUE CABE MAIS???

    ResponderEliminar
  18. Apocalipse 21

    1. E vi um novo céu e uma nova terra. Porque já se foram o primeiro céu e a primeira terra, e o mar já não existe.
    2. E vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que descia do céu da parte de Deus, adereçada como uma noiva ataviada para o seu noivo.
    3. E ouvi uma grande voz, vinda do trono, que dizia: Eis que o tabernáculo de Deus está com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e Deus mesmo estará com eles.
    4. Ele enxugará de seus olhos toda lágrima; e não haverá mais morte, nem haverá mais pranto, nem lamento, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.
    5. E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E acrescentou: Escreve; porque estas palavras são fiéis e verdadeiras.
    6. Disse-me ainda: está cumprido: Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim. A quem tiver sede, de graça lhe darei a beber da fonte da água da vida.
    7. Aquele que vencer herdará estas coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho.
    8. Mas, quanto aos medrosos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos adúlteros, e aos feiticeiros, e aos idólatras, e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago ardente de fogo e enxofre, que é a segunda morte.
    9. E veio um dos sete anjos que tinham as sete taças cheias das sete últimas pragas, e falou comigo, dizendo: Vem, mostrar-te-ei a noiva, a esposa do Cordeiro.
    10. E levou-me em espírito a um grande e alto monte, e mostrou-me a santa cidade de Jerusalém, que descia do céu da parte de Deus,
    11. tendo a glória de Deus; e o seu brilho era semelhante a uma pedra preciosíssima, como se fosse jaspe cristalino;
    12. e tinha um grande e alto muro com doze portas, e nas portas doze anjos, e nomes escritos sobre elas, que são os nomes das doze tribos dos filhos de Israel.
    13. Ao oriente havia três portas, ao norte três portas, ao sul três portas, e ao ocidente três portas.
    14. O muro da cidade tinha doze fundamentos, e neles estavam os nomes dos doze apóstolos do Cordeiro.
    15. E aquele que falava comigo tinha por medida uma cana de ouro, para medir a cidade, as suas portas e o seu muro.
    16. A cidade era quadrangular; e o seu comprimento era igual à sua largura. E mediu a cidade com a cana e tinha ela doze mil estádios; e o seu cumprimento, largura e altura eram iguais.
    17. Também mediu o seu muro, e era de cento e quarenta e quatro côvados, segundo a medida de homem, isto é, de anjo.
    18. O muro era construído de jaspe, e a cidade era de ouro puro, semelhante a vidro límpido.
    19. Os fundamentos do muro da cidade estavam adornados de toda espécie de pedras preciosas. O primeiro fundamento era de jaspe; o segundo, de safira; o terceiro, de calcedônia; o quarto, de esmeralda;
    20. o quinto, de sardônica; o sexto, de sárdio; o sétimo, de crisólito; o oitavo, de berilo; o nono, de topázio; o décimo, de crisópraso; o undécimo, de jacinto; o duodécimo, de ametista.
    21. As doze portas eram doze pérolas: cada uma das portas era de uma só pérola; e a praça da cidade era de ouro puro, transparente como vidro.
    22. Nela não vi santuário, porque o seu santuário é o Senhor Deus Todo-Poderoso, e o Cordeiro.
    23. A cidade não necessita nem do sol, nem da lua, para que nela resplandeçam, porém a glória de Deus a tem alumiado, e o Cordeiro é a sua lâmpada.
    24. As nações andarão à sua luz; e os reis da terra trarão para ela a sua glória.
    25. As suas portas não se fecharão de dia, e noite ali não haverá;
    26. e a ela trarão a glória e a honra das nações.
    27. E não entrará nela coisa alguma impura, nem o que pratica abominação ou mentira; mas somente os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro.
    LEIA COM ATENÇÃO POIS SERÁ A SUA ÚLTIMA CHANCE DE SE ARREPENDER

    ResponderEliminar
  19. AGORA VEJAM A DIFERENÇA NA BÍBLIA DE SATANÁS.......
    ORAÇÃO A BAPHOMET
    Adoramus te Baphomet ! Ave! Ave! Poderosa Baphomet, nós somos seus servos fiéis invocamos suas forças bestiais! Oh, Senhora acentada no trono de pedra negra, nós te saudamos! Baphomet, deusa coroada, cujo poder vem de eras passadas e foram fonte de sabedoria obscura , cujo ódio incinera a tocha que ilumina e mostra o caminho consagrado e certo para fora do labirinto cósmico de mentiras, ouvi agora nosso chamado! Mãe cornuda, aponte seus chifres mortais contra o céu da meia-noite e deixe sua chama negra iluminar nossos caminhos Deixe seus olhos que tudo veem brilharem no escuro e observarem nossas almas afim que possa nos reconhecer como seus servos fiéis em nome de Satanas! Enche-nos com os instintos anti-cósmicos ao qual domina, oh poderosa Baphomet e sua sombra cornífera sempre nos acompanhe afim de que a luz cósmica possa ser escurecida em nossas almas! Nós vos louvamos, ó senhora do sabbath negro. Vos, cujo nome é temido pelos filhos da luz e acalentado entre os moradores da escuridão! Nos ajoelhamos diante sua sombra cornifera e de bom grado apresentamo-nos a sua graça!

    Baphomet, nós que prosperamos na escuridão e que ridicularizamos a luz, vos chamamos! Vos chamamos oh Mãe, cujo modo diabólico astuto e traiçoeiro elege aqueles que devem entrar no caminho escuro! Senhora Cornífera, seu nome é, ouve seus filhos devotos lhe chamando para fora do fogo do caos negro que ainda queima em nossos internos compartilhando e comungando Satanás, o vingador irritado do caos como nosso Mestre! Em nome de Satanás, vos suplicamos Baphomet! Levanta-te agora para fora da escuridão eterna que domina a nossa alma afim de que nós, que somos os teus servos fiéis, possamos obter a sensação de uma viagem de extese bestial de sua obscuridade! Baphomet, Vós sois a residencia do útero do caos irritado, dê-nos vossa perversão demoníaca nos encha de forças abençoando-nos com vossa obscuridade. Deixe o seu sangue demoníaco afogar a luz em nossas almas e levante dentro de nós como abismo negro...Como o sol que desponta no Ocidente! Oh cruel princesa , deixe-nos o seu nome para sermos livres e similares aos seus filhotes demoníacos repletos de energia afim de desfrutar de suas bênçãos satânicas! Baphomet, deusa-mãe escura que batiza teus servos nas águas da sabedoria negra , levante agora o seu chifre abençoado e com o vosso saber faça queimar a chama negra e nos dê a iluminação libertadora que almejamos! Agora abra os nossos olhos, ó destruidora cósmica de mentiras e permita-nos preencher com a essência escura original tornando-nos poderosos como os deuses do inferno Sinistro!

    ResponderEliminar
  20. Jesus errou sim!
    Ele é como uma semente de mostarda, que é a menor de todas as sementes.
    Marcos 4:31 mostarda não é a menor semente do mundo, basta uma pesquisa rápida 😉

    ResponderEliminar
  21. A menor semente do mundo não é a mostarda como disse Jesus em MARCOS 4:31, a menor semente do mundo é a Teff 😎

    ResponderEliminar
  22. Cara vi um pessoal burro aí ..nem lê sabe ...e fala e que letra ele disse que o grão de mostarda é a menor.....ele disse se tiverem de do tamanho desse grão não que é a menor ..bando de jegue

    ResponderEliminar
  23. Deus tenha misericórdia dessas pobres almas que zombam do Senhor, ainda mais quando falam com palavras de baixo escalão, vemos que são pessoas usada por satanás e não sabem .

    ResponderEliminar
  24. Não,Jesus não afirma que o grão de mostarda é o menor que existe.Onde você viu isso?

    ResponderEliminar