sábado, 22 de dezembro de 2018

O universo não é um caos





      Quando se trata da origem do universo, o naturalismo filosófico geralmente aponta para o acaso como um “agente causativo”, ou seja, todo o universo teria se formado por causas naturais, fortuitas, acidentais – uma sequência de acidentes felizes do acaso que deram certo.
      Só tem um problema aí: com exceção do que acontece nos desenhos animados do Pica-Pau, onde explosões constroem casas 😂, no mundo real TODOS os acidentes produzem desordem, caos.
      Acontece que o universo não é um caos. Os cientistas só conseguem estudar e entender o universo porque ele funciona dentro de certa ordem, pois seria impossível estuda-lo se ele fosse um caos total. Não há como entender a desordem.
      Graças ao funcionamento ordenado do universo, conseguimos estudar suas leis, fenômenos... Conseguimos mandar uma sonda aqui da Terra e calcular precisamente onde o planeta alvo estará quando a sonda chegar e etc.  

O que vemos no universo não são evidências de um acidente, a menos que esse seja o primeiro acidente no mundo a produzir ordem!
      
      Lembre-se de que todo o universo é regido por quatro forças fundamentais reguladas em sintonia fina, onde qualquer mudança em suas variáveis, por mais insignificante que seja, faria com que nosso mundo entrasse em colapso.

5 comentários:

  1. Olá Neo-ateísmo

    Boa tarde

    Interessante seu argumento, porém eu entendo que mesmo em uma visão que se negue um Criador pode ter ordem no Cosmos. Observe que você citou que existem quatro forças que pelo que eu entendi agem interligadas para tornar possível o equilíbrio e a ordem evitando assim o caos completo e isso é uma informação importantíssima sem dúvida e aí nós podemos perceber que não é uma força somente mas quatro o que indica que é a ação de forças no plural ou seja mais de uma que proporcionam o funcionamento perfeito acontece que como você é teísta e logicamente cre em um Deus que é Criador então esse Deus deve ter em Si ações (plural) que juntas criaram não só as 4 forças mas também outras coisas como por exemplo na sua postagem anterior do DNA e se saiu de Deus todas essas coisas logo é plausível aceitar que dentro de Deus existe tal pluralidade que criou várias coisas(plural) que juntas compõem e fazem o Universo funcionar.

    Então partindo do raciocínio que tal pluralidade existe em Deus mesmo que seja concebida como um pluraridade transcedental mesmo assim são vários digamos assim eventos espirituais transcedentais dentro de Deus e até poderia se dizer que compõem Deus e aí como definir Deus de maneia objetiva se dentro dEle existe infinita pluralidade? Qual desses eventos é efetivamente e objetivamente Deus?

    Logo percebemos que Deus seria uma soma e por isso o Universo tem 4 forças o ser humano tem várias partes no corpo, os animais idem e assim vai.

    O Universo pode ser eterno pois pode-se entender que a vida é eterna logo tudo está interligado de uma maneira muito complexa e a vida não veio por acaso veio ou apareceu pois é eterna e se é eterna vai aparecer eternamente mesmo sem um Deus Pessoal pois o próprio Deus não escapa a pluralidade e logo não podemos identificar com exata precisão quem é Deus.

    Os teístas sendo cristãos ou não podem argumentar que Deus está além de tudo logo não pode ser definido prescisamente mas o meu argumento ao apontar a pluralidade do Cosmo e a pluralidade em Deus mesmo entendendo que Deus por definição filosófica e teológica está além de todas as coisas mesmo assim Ele não escapa a análise que a personalidade dEle não existe sem esta agregação de funcionalidades espirituais e metafísicas dentro dEle.

    Então os teístas teriam que primeiro conseguir identificar com prescisão onde está a Personalidade de Deus para depois argumentar que Ele está além de tudo e argumentar que como Ele estando e sendo além de tudo ser incompreensível à análise filosófica e teológica.

    Um abraço

    Luiz

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pelo comentário, Luiz! Muito interessante o que você argumentou. Concordo que há pluralidade em Deus, e isso fica evidente logo no primeiro livro da bíblia, onde Deus diz: "Façamos o homem à nossa imagem...". Entendo também que não existe realidade fora de Deus! Tudo o que existe, existe Nele e subsiste Nele (Colossenses 1: 16 e 17). Abraços!

    ResponderEliminar
  3. Olá Neo-ateísmo

    Bom dia

    Agradeço sua resposta.

    Respeito seus posicionamento sobre o tema porém quando eu escrevi que há pluralidade em Deus na verdade isso vai além da questão do que está escrito em Gênesis 1:26 pois ali está falando da Santíssima Trindade que os cristãos creem convictamente porém existe antes disso uma pluralidade que forma a estrutura espiritual das 3 Pessoas que é espiritual trasncedental e essa pluralidade é de eventos espirituais logo eu não vejo em nenhuma das 3 pessoas da Trindade Cristã Evangélica uma Pessoalidade nem para o Pai, nem para o Filho e nem para o Espírito Santo uma vez que os eventos espirituais são plurais e não podemos definir onde está exatamente a Pessoalidade de Deus mesmo considerando 3 Pessoas como um Deus.

    Sendo assim a base de Deus seria uma pluralidade transcedental de eventos trasncedentais que juntos formam Deus e assim a base de Deus mesmo o Deus Cristão é um Aspecto Impessoal.

    E conceber o Deus Cristão como Impessoal é como se fosse negar que Ele É então Ele não existiria.

    Um grande abraço

    Luiz

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Luiz!
      Acho que a suas premissas provêm de uma visão humana de Deus.
      Basta ver sobre a sua pauta sobre as 4 forças, seria como dizer que um engenheiro mecânico seria incapaz de criar um projeto, pelo fato de uma máquina não usar somente as premissas mecânicas (pois há outros fatores embuídos em uma máquina).
      Mas estamos falando de uma entidade com conhecimento e poder superior, (conhecida como Deus, ou o Logos, causa primária).
      Deus atua em todas as esferas, Ele entende todas as coisas, não é porque o Universo seja controlado por forças dissonantes entre elas, quer dizer que Deus não seja capaz de controlá las (pois aí acabaria o conceito de Deus), muito pelo contrário, Essa acaba se tornando a maior evidência de um Ser onisciente, onipresente e onipotente, que é capaz de reger as regras do Universo com plena simetria, por mais que nossos olhos mortais enxerguem apenas o caos.

      Eliminar
    2. Só pra constar, acho muito interssante seu ponto de vista

      Eliminar