domingo, 4 de abril de 2021

A Teoria da Evolução é Importante para a Medicina?

 

  

 Medicina Evolutiva


     Há quem diga que a teoria da evolução ajuda a entender como o corpo humano evoluiu no decorrer de milhares de anos, e isso, por sua vez, ajudaria a entender melhor algumas doenças que afligem o homem moderno.  A chamada "medicina evolutiva" pode ser definida como a aplicação da teoria da evolução por seleção natural à compreensão de problemas de saúde humana. Contudo, vale ressaltar que a medicina evolutiva, apesar de já existir desde a década de 1990 e estar presente em algumas universidades, não é praticada pela medicina convencional. Na verdade a medicina ignorou a teoria da evolução desde o início, e isso tem gerado indignação em alguns evolucionistas. De acordo com o Dr. George Williams, biólogo da Universidade Estadual de Stony Brook, é lamentável que a biologia evolutiva não esteja sendo enfatizada nos currículos médicos. 

Teoria da Evolução é Irrelevante para a Medicina

 
     Alguns médicos afirmam que a teoria da evolução foi completamente irrelevante para o avanço da medicina. A teoria de Darwin sequer pode ajudar a produzir novas vacinas, pois as mudanças que ocorrem nos microrganismos são imprevisíveis: 

"A teoria da evolução não pode nos ajudar a predizer quais novas vacinas fabricar, porque os microrganismos evoluem de modo imprevisível" (Fonte: Coyne JA Selling Darwin: Does it matter whether evolution has any commercial applications? Nature 2006 442 (7106). 983-984). (Obs: Jerry Allen Coyne é  biólogo evolucionista). 


     Aliás, a própria vacina foi inventada bem antes da teoria da evolução ser proposta.  A medicina já conhecia as propriedades de imunização há pelo menos 70 anos antes de publicarem a teoria da evolução. 



Médicos não precisam estudar evolução 

 



     De acordo com Michael Egnor, neurocirurgião, professor e vice-presidente do departamento de neurocirurgia da Universidade Estadual de Nova York, a biologia evolutiva não é importante para a medicina moderna: 

"Os médicos não estudam a evolução. Os médicos nunca estudam na escola de medicina e nunca usam a biologia evolutiva em sua prática. Não há cursos de medicina na evolução. Não há professores de evolução nas escolas de medicina. Não há departamentos de biologia evolutiva nas escolas médicas. Se você precisou de um tratamento para um tumor no cérebro, sua equipe médica irá incluir um físico (que projetou a ressonância magnética que diagnosticou o tumor), um químico e um farmacologista (que fizeram o medicamento para trata-lo), um engenheiro e um anestesista (que projetaram e usaram a máquina que lhe dá a anestesia), um neurocirurgião (que fez a cirurgia para remover seu tumor), um patologista (que estudou o tumor sob um microscópio e determinou que tipo de tumor era), e as enfermeiras e oncologistas (que cuidaram de você para que se recuperasse e garantissem que o tumor não voltaria). Não haveria biólogos evolutivos em sua equipe. Sou professor de neurocirurgia,  trabalho e ensino em uma faculdade de medicina [...]. Eu nunca usei a medicina evolutiva no meu trabalho. Eu seria um cirurgião melhor se eu assumisse que o cérebro surgiu por eventos aleatórios? Claro que não! Médicos são detetives, procuramos padrões e, no corpo humano, os padrões se parecem muito com os que foram projetados. Os médicos sabem que, da intrincada estrutura do cérebro humano ao código genético, nossos corpos mostram uma surpreendente evidência de design. Então, por que eu iria querer que meu médico tivesse estudado evolução? Eu não faria. A biologia evolutiva não é importante para a medicina moderna."

(Fonte: Egnor M, Why would I want my doctor to have studied evolution? Evolution News and Views 2007). 

Sem comentários:

Enviar um comentário