Estamos acostumados a ouvir a história dos três Reis Magos que visitaram o menino Jesus, não é verdade? Mas existem alguns detalhes que passam despercebidos pela maior parte dos leitores da bíblia. Vejamos:
Não eram reis
1 - A bíblia nunca disse que eles eram "reis". Na verdade eles são chamados apenas de "magos" (Mateus 2:1). Esses magos provavelmente pertenciam à uma casta religiosa de sábios persas. Eles eram especializados em astrologia, medicina e ciências naturais.
Não eram três
2- A bíblia não menciona o número de magos que visitou Jesus. Ela diz apenas que foram "uns magos". Essa ideia de que foram 3 magos veio através de Orígenes, um teólogo e filósofo do século III. Ele teria concluído que foram 3 magos por causa dos 3 presentes (ouro, incenso e mirra) que o Senhor Jesus ganhou dos magos na ocasião da visita.
Seus nomes
3- A bíblia também não revela os nomes desses magos, Porém, no século VIII, eles começaram a ser chamados pelos nomes Bithisarea, Melchior e Gathaspa, sendo que no século IX esses nomes foram modificados pelo historiador Agnello em sua obra "Pontificalis Ecclesiae Ravennatis" e passaram a ser Gaspar, Melchior e Baltazar, nomes pelos quais são chamados até hoje.
Sem comentários:
Enviar um comentário