quinta-feira, 12 de novembro de 2020

A Lei mosaica obrigava a vítima de estupro a se casar com o estuprador?

ARGUMENTO: "Em Deuteronômio 22: 28 e 29 a bíblia diz que a vítima de estupro deve se casar com o estuprador."




     Seria um absurdo se fosse verdade, mas não é! Toda essa confusão surgiu por causa da palavra "forçar", que aparece nessa passagem dando a impressão de que esses dois versículos estão falando de estupro, quando na verdade não estão: 


“Se um homem forçar uma virgem que ainda não tenha casamento contratado, e o caso for descoberto, então o homem pagará ao pai da moça cinquenta barras de prata, que é o preço de uma virgem. Ele a forçou, e por isso ela será sua esposa, e ele nunca poderá mandá-la embora.”

 (Deuteronômio 22:28,29)


     A palavra "forçar" nessa passagem foi traduzida do original "תָּפַשׂ" (taphas), que significa "pegar, apanhar, agarrar ou manejar". Mesmo com todas essas opções de tradução, algumas versões optaram por traduzir essa palavra como "forçar", o que complicou um pouco o entendimento do leitor bíblico. É importante ressaltar que a palavra "תָּפַשׂ" (taphas) aparece mais de 60 vezes no Antigo Testamento e NUNCA está relacionada com estupro. 


     Veja alguns exemplos: 


“A lagartixa, que se pode apanhar com as mãos, contudo, encontra-se nos palácios dos reis.” (Provérbios 30:28).


     Aqui a palavra "apanhar" foi traduzida do original "תָּפַשׂ" (taphas), a mesma palavra traduzida como "forçar" em Deuteronômio 22:28,29. Veja outro exemplo:


"E aconteceu no ano décimo quarto do rei Ezequias, que Senaqueribe, rei da Assíria, subiu contra todas as cidades fortificadas de Judá, e as tomou."

Isaías 36:1

     Aqui a palavra "tomou" (hb. taphas) tem o sentido de capturar. 


"E não ficará em pé o que maneja o arco, nem o ligeiro de pés se livrará, nem tampouco se livrará o que vai montado a cavalo."

Amós 2:15


     Nesse versículo a palavra "maneja", do verbo manejar, foi traduzida do original  "תָּפַשׂ" (taphas) e tem o sentido de "manusear". 

 

     Portanto o sentido da palavra "taphas" vai depender do contexto do versículo em que ela aparece, e assim sendo,  a tradução mais correta para a palavra "taphas" em Deuteronômio 22:28,29 seria "pegar", como aparece na ACF (Almeida Corrigida Fiel):


"Quando um homem achar uma moça virgem, que não for desposada, e pegar nela, e se deitar com ela, e forem apanhados, então o homem que se deitou com ela dará ao pai da moça cinquenta siclos de prata; e porquanto a humilhou, lhe será por mulher; não a poderá despedir em todos os seus dias."

Deuteronômio 22:28,29


     Se o autor de Deuteronômio estivesse mesmo falando de estupro nos versículos acima, ele usaria a palavra "שָׁכַב" (abuso sexual ), ao invés de "תָּפַשׂ" (pegar). Ele poderia também usar a palavra "חָזַק" (agarrar ou segurar fazendo uso da força), como fez nos versículos 25 e 27, onde o texto realmente está falando de estupro. Aliás, só existia uma punição para o estupro na Lei mosaica, e essa punição era a MORTE.

     O livro de Deuteronômio ganhou o seu nome na Septuaginta (tradução da bíblia hebraica para o grego koiné), e o nome do livro deriva do grego déuteros, (que significa "segundo") e nómos, (que significa "lei"). Portanto "Deuteronômio" significa literalmente "segunda lei". E o motivo do livro ter recebido esse nome é o fato dele repetir leis que já tinham sido apresentadas no livro de Êxodo. E a boa notícia é que a lei que aparece na polêmica passagem de Deuteronômio 22:28,29 também aparece no livro de Êxodo, mas de uma forma muito mais clara: 


"Se um homem seduzir uma virgem que ainda não tenha compromisso de casamento e deitar-se com ela, terá que pagar o preço do seu dote, e ela será sua mulher." (Êxodo 22:16)


     Aqui fica bem claro que a lei em questão não se refere ao estupro. O texto fala sobre "seduzir ou enganar". Se o homem seduzisse uma moça para lhe tirar a virgindade antes do casamento, seria obrigado a se casar com ela e permanecer casado para o resto da vida.

      Mas por que a lei obrigava o sedutor a se casar com a moça que foi seduzida? Isso acontecia porque os hebreus tinham um padrão moral muito rígido e exigiam que as moças permanecessem virgens até o dia do casamento (Deut. 22:17 ). Uma moça que porventura perdesse a virgindade antes do casamento provavelmente não conseguiria mais se casar, pois ficaria mal vista na comunidade. Portanto a lei em questão protegia a mulher. 



 

11 comentários:

  1. Uau, que contorcionismo pra passar pano pra mitologia de estuprador. Foi assim que Jeová se convenceu a estuprar Maria que era noiva mesmo podendo criar um semideus de barro? Kkkkkkkk

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A bíblia diz para matar estupradores. Engraçado, ateus são tudo analfabeto funcional, ou é exclusividade sua?

      Eliminar
    2. Os cristãos não tem unidade isso indica que o espirito santo é falho.

      Eliminar
  2. Contorcionismo é você que faz. O caso de Maria não tem nada a ver com estupro, o anjo avisou que ela ficaria grávida, e ela respondeu em Lucas 1.38 — Aqui está a serva do Senhor; que aconteça comigo conforme a sua palavra. E Jesus é Deus, não semideus.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jesus é um semideus criado a partir do plágio de vários outros folclores primitivos. Nem originais vcs são kkkkk

      Eliminar
    2. Se Jesus é Deus Maria é mãe de Deus. Aí os católicos estão certos e os protestantes errados logo protestantes prescisam se converter ao catolicismo.

      Eliminar
    3. E então vem a pergunta? Qual o espírito santo está correto?o espírito santo católico ou o protestante?

      Eliminar
  3. Sou ateu e achei que a explicação fez sentido. Pesquisei sobre essas palavras e vi que é isso mesmo. Mas pra mim seu deus continua sendo uma invenção humana.

    ResponderEliminar
  4. O Cristianismo não tem uma unidade doutrinária isso já é um forte argumento para se pensar que o Deus cristão não exista pois isso mostra que o Espírito Santo que é Deus não tem competência para fazer essa unidade. Até mesmo esse estudo que foi feito nessa postagem foi algo que partiu de um ser humano ou seja foi no significado da palavra isso é mérito humano e não precisa do Deus Espírito Santo para fazer isso.

    ResponderEliminar
  5. "Cristianismo não tem uma unidade doutrinária" da onde você tirou ?

    ResponderEliminar
  6. Eu tirei isso do próprio Cristianismo. Temos a priori três Cristianismos a saber: o Católico Romano, Católico Ortodoxo e o Protestante. E só deve existir um só correto pois Jesus que é Deus de acordo com os cristãos só ensinou uma e somente uma doutrina.

    ResponderEliminar