sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

O suposto design ruim do pseudo-polegar do panda

ARGUMENTO: "O pseudo-polegar do panda é ineficiente e deixa o panda desajeitado para comer. Como um designer inteligente projetaria algo tão mal feito assim?"




        Já começamos com uma contradição de termos aí: se o ateu militante nega a existência de um design intencional no pseudo-polegar do panda, então como pode dizer que existem falhas nele? A conclusão de que existem falhas em algo, pressupõe que esse "algo" tenha sido projetado. 
        
        O que chamamos de pseudo-polegar no panda na verdade é uma ampliação óssea (sesamoide radial) que ele usa como uma pinça para prender seu alimento. 

         O erro dos neoateus nesse ponto é querer comparar a mão do panda com a mão do ser humano. Os dedos do panda não seriam bons para digitar em um computador, mas funcionam bem quando se trata de agarrar bambus para descascá-los (Nelson P. Jettison the Arguments, or the Rule? The Place of Darwinian Theological Themata in Evolutionary Reasoning. Access Research Network, 1988). 

         O panda precisa de algo mais forte que um polegar opositor, pois passa muito tempo comendo e segurando seu alimento, e isso provocaria stress em um dedo opositor, por causa do uso contínuo, o que poderia ocasionar problemas para o animal. Assim, a saída inteligente foi criar um mecanismo mais forte, projetado para agarrar continuamente. 

         Ao analisar o polegar do panda-gigante (Ailuropoda melanoleuca) por meio de tomografia computadorizada, ressonância magnética e outras técnicas relacionadas, os cientistas chegaram à conclusão de que a mão do panda é um dos sistemas de manipulação mais extraordinários entre os mamíferos, o que dá ao panda grande destreza na hora de manipular seus alimentos (Endo H, Hayashi Y, Yamagiwa D, Kurohmaru M, Koie H, Yamaya Y, Kimura J. CT examination of the manipulation system in the giant panda (Ailuropoda melanoleuca). J Anat. 1999; 195 (Pt 2):295-300) e (Endo H, Hama N, Niizawa N, Kimura J, Itou T, Koie H, Sakai T. Three-dimensional analysis of the manipulation system in the lesser panda. Mammal Study 2007; 32(2):99-103). 

"Nós mostramos que a mão do panda-gigante tem um mecanismo de garras muito mais refinado do que tem sido sugerido em modelos morfológicos anteriores." (Endo H, Yamagiwa D, Hayashi Y, Koie H, Yamaya Y, Kimura J. Role of the giant panda’s ‘pseudo-thumb’. Nature. 1999; 397(6717):309-310).

Mais um "bad design" desmistificado!  

Sem comentários:

Enviar um comentário