terça-feira, 13 de agosto de 2019

Explicando para um ateu: profecia sobre o cerco em Jerusalém



     O que acontece nessa passagem é o seguinte: Deus está passando ao profeta Ezequiel algumas revelações sobre o que iria acontecer à cidade de Jerusalém. Segundo a profecia, a cidade seria cercada por um exército inimigo e seus moradores passariam por muitas dificuldades. 
      Para tornar a explicação do profeta mais didática, Deus ordenou que o profeta construísse uma miniatura do cerco, um tipo de maquete. Assim ele poderia mostrar ao povo com mais facilidade o que iria acontecer com a cidade, fazendo, inclusive, uma apresentação teatral onde o próprio profeta  ficava deitado sobre o seu lado direito e depois sobre o seu lado esquerdo, representando o pecado de Israel e de Judá respectivamente. 






     Para simbolizar a escassez de alimentos e o racionamento que o povo seria obrigado a fazer durante o cerco, o profeta comia apenas 4 pães pequenos e bebia apenas dois copos de água por dia. Ele também foi orientado por Deus a usar fezes humanas secas como combustível para assar seus pães. Isso serviu para mostrar aos cidadãos de Jerusalém que a madeira também ficaria escassa durante o cerco, pois o povo não poderia sair da cidade para apanhar lenha no campo e portanto teria que usar essa alternativa. 
     No oriente bíblico, em que a madeira é pouco abundante, empregam-se muitas vezes, como combustível, excrementos secos. 



     
     O cerco era uma estratégia militar muito utilizada naquela época. O exército inimigo cercava a cidade e impedia que seus moradores recebessem recursos de fora. Com o tempo os recursos iam se acabando e a população da cidade ficava muito debilitada.  A profecia se cumpriu quando Nabucodonosor, rei da Babilônia, cercou a cidade de Jerusalém por 18 meses, invadindo a cidade em 587a.C.

Sem comentários:

Enviar um comentário