quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

Complexo do pombo enxadrista

Adultos que argumentam como crianças malcriadas



Muitas vezes, ao debater com ateus militantes pela internet, tive a impressão de estar discutindo com crianças de 8 ou 10 anos, tamanha era a infantilidade desses argumentadores. Porém, ao entrar no perfil deles, percebia que eram adultos. Adultos que argumentavam como crianças malcriadas! Por que isso acontece?


Estratégia ateísta


Depois de refletir muito sobre esse comportamento percebi que isso é uma tática dos neoateus. Nem sempre o neoateu tem conhecimento suficiente para  refutar o que seu interlocutor está argumentando. Muitas vezes eles são pegos de surpresa, pois seu preconceito faz com que eles  pensem que religiosos jamais serão páreos para eles em qualquer discussão, seja ela de cunho científico, teológico, filosófico ou político... Resumindo: eles pensam que todos os religiosos são ignorantes e que será muito fácil debater com eles. E é aí que muitas vezes eles se dão mal! 


Caindo do cavalo


O ateu militante começa seu debate pela internet com sua "vítima": o "crentelho ignorante". Ele está certo de que vai humilhar o crente e mostrar para todo mundo o quanto os ateus são mais inteligentes e informados. A plateia está presente nessa verdadeira arena virtual! Note que num debate pela internet o ateu nunca está sozinho: eles sempre atacam em bando, como abelhas. Enquanto um ou dois debatem com você, os outros ficam zombando e tentando tirar sua concentração.  Porém, depois de trocar algumas mensagens, o ateu Toddynho percebe que o crente é muito mais preparado do que ele pensava. Ele sabe que se continuar debatendo de forma séria, será refutado pelo "crentelho", e isso será muito humilhante! É aí que entra o famoso método do "Pombo Enxadrista"...


O Método do Pombo Enxadrista



Não são só ateus militantes que usam esse método falacioso. De vez em quando algum crente despreparado também utiliza (infelizmente), mas com certeza esse método é bem mais utilizado pelos ateus militantes. Aliás, o uso do método do pombo enxadrista é marca registrada do neoateísmo. Quando o fulano percebe que está se dando mal no debate e que subestimou seu interlocutor, ele começa a se comportar de forma infantil. Aquele mesmo cara que começou debatendo de forma civilizada com você, muda de repente e passa a agir como um verdadeiro "troll":



Outra coisa comum são as ofensas: você será chamado por vários adjetivos nada agradáveis, tais como burro, ignorante, analfabeto e etc... Mesmo que você esteja debatendo com educação, seu oponente vai começar a ofendê-lo sem parar, como se estivesse com muita raiva de você ( e na maioria das vezes está mesmo). 

Certamente ele não vai querer mostrar que está nervoso por estar perdendo no debate! O ego dele não permitiria isso. Então ele vai tentar fazer parecer que está sendo irônico e que tem tudo sobre controle. Mas nós sabemos que é mentira! Ele está desesperado.



Ele vai postar inúmeros gifs animados, figurinhas engraçadas e a tradicional risadinha de KKKs. Tudo para passar a imagem de um cara sereno e tranquilo que está se divertindo enquanto "humilha e esmaga o crentelho burro" (quando na verdade ele é que está sendo esmagado). 

Os "argumentos" neoateístas muitas vezes se resumem a isso: insultos, piadinhas, risadinhas e xingamentos


Nesse ponto você deve manter sua postura para não cair na armadilha dele. Mantenha a calma, respire fundo e continue argumentando com educação. 

Você vai notar também que ele vai começar a postar vários comentários curtos, um atrás do outro, e isso incomoda bastante, pois enquanto você capricha na resposta e tenta digitar tudo certinho, com referências e tudo, ele comenta várias coisas irrelevantes e ainda fica insinuando que você "fugiu" do debate, pois está demorando a responder. Isso atrapalha bastante o seu raciocínio, por isso concentre-se e digite seu argumento com calma. Tente ignorar os avisos sonoros de novas mensagens.

Ele também pode usar outro artifício que irrita bastante: o fingir que não viu...


1- Primeiro ele pede que você sustente seu argumento com referências e tudo mais.

2- você faz exatamente isso. Mostra referências e tudo o que ele pediu.

3 - Ele ignora tudo o que você mostrou e volta a pedir por referências... E assim infinitamente. Aí fica parecendo que você não conseguiu responder, quando na verdade já respondeu.

É exatamente como William Lane Craig explica no vídeo abaixo:





O método do pombo enxadrista é uma mistura de várias falácias, tais como Argumentum ad hominem (ataque ao argumentador), apelo ao ridículo (tentar ridicularizar os argumentos do oponente para fazer parecer que eles foram refutados) e por último a falácia da falsa proclamação de vitória, que consiste em sair cantando vitória de um debate onde você não foi bem. Esse é o conceito do chamado "complexo do pombo enxadrista", ou seja, é como se você estivesse jogando xadrez com um pombo: ele defeca no tabuleiro, derruba as peças e ainda sai voando cantando vitória.






Sem comentários:

Enviar um comentário