quinta-feira, 5 de setembro de 2019

Deus ou deus - como devo escrever?



     Escrever Deus com "d" minúsculo virou uma marca registrada dos ateus militantes, e eles fazem assim porque não querem mostrar qualquer tipo de reverência ao Deus bíblico. Escrever Deus com "D" maiúsculo seria como reconhecer a superioridade desse Deus em detrimento dos demais.

     Alguns ateus também alegam que a palavra "Deus" não é um nome próprio, mas um substantivo, e por isso não faz sentido usar "D" maiúsculo no inicio da palavra, a menos que essa palavra apareça no início de um parágrafo. 

     Os cristãos, por sua vez, só escrevem "deus" com "d" minúsculo quando querem se referir a um deus pagão qualquer. Quando a referência é ao Deus bíblico, a palavra sempre começará com "D" maiúsculo. A própria bíblia segue esse padrão. 

Mas afinal de contas, quem está certo?



     A palavra "Deus" é um substantivo, obviamente, mas quando usada em referência ao Deus bíblico ela passa a ser um substantivo próprio, pois o designa de forma particular,  e por isso deve ser escrita com "D" maiúsculo.  Desde o Acordo Ortográfico de 1943 chamado "Convenção Ortográfica Luso-brasileira" ficou definido que substantivos próprios de qualquer espécie seriam escritos com a primeira letra maiúscula (vide). E o Acordo Ortográfico mais recente (1990) não mudou isso, então a regra ainda vale. 




Sem comentários:

Enviar um comentário