domingo, 11 de agosto de 2019

Evangélicos compõem a maioria nos presídios

ARGUMENTO: "Os evangélicos são maioria nos presídios. Isso mostra que a religião não define caráter."



     Ultimamente tenho notado que os ateus militantes têm usado muito esse "argumento". Na verdade eles repetem isso ad nauseam. Obviamente que o tal "argumento" tem o objetivo de denegrir os evangélicos, mostrando que os mesmos são hipócritas e não vivem o que eles pregam. A pesquisa a que eles se referem foi coordenada pelo sociólogo Clemir Fernandes, pesquisador do Instituto de Estudos da Religião (Iser), e também pastor batista. 


Clemir Fernandes - sociólogo

      Segundo a pesquisa, os evangélicos são incontestavelmente o grupo mais numeroso e disseminado dentro dos presídios, principalmente no Rio de Janeiro. Mas qual seria o verdadeiro motivo disso? Será que os nossos irmãos evangélicos estão cometendo crimes por ai? Claro que o motivo não é esse! 

     Acontece que de acordo com a Constituição Federal, os presos têm direito à assistência religiosa. Isso significa que pastores, padres e outras pessoas religiosas podem fazer trabalhos evangelísticos e sociais dentro dos presídios. Para isso é necessário que a pessoa pertença a uma instituição religiosa credenciada pela SEAP (Secretaria de Estado de Administração Penitenciária). 

     Entre as instituições religiosas aprovadas para dar assistência espiritual nos presídios, a maior parte são instituições evangélicas. Nos presídios fluminenses, por exemplo, 100 instituições religiosas foram aprovadas pela SEAP, sendo que 81 delas são igrejas evangélicas. As outras 19 instituições se dividem entre católicos, testemunhas de Jeová, umbandistas  e judeus. 

     Como se vê, a assistência espiritual nos presídios é majoritariamente evangélica e isso explica o porquê de tantos presos se identificarem como evangélicos. Na maioria das vezes esses presos se convertem na cadeia. 

     No Ministério Público existe um setor que analisa inquéritos policiais. Um dos documentos  anexados aos inquéritos é a FAP (Folha de Antecedentes Penais), onde existe um campo onde o preso tem que responder sobre os locais que costumava frequentar antes de ser preso, sendo que uma das opções que aparecem no documento é a igreja. Na maioria dos casos os presos respondem que não estavam frequentando nenhuma igreja na época em que foram presos. Muitos também respondem que não se identificavam com nenhuma religião antes de serem presos. Isso desmonta completamente a tentativa ateísta de denegrir os evangélicos. Na verdade isso só mostra que o trabalho evangelístico deles nos presídios está tendo resultados. 

     E para fechar, só a nível de curiosidade, a China tem a segunda maior população carcerária do mundo, e é um país onde a quantidade de ateus supera a de cristãos... Algo a se pensar! 

Sem comentários:

Enviar um comentário