quinta-feira, 7 de novembro de 2019

Quem é bitolado mesmo? Ateus são mais intolerantes com pontos de vista diferentes

   
 


     Uma pessoa bitolada é aquela que tem opiniões rígidas, estreitas, e por isso não se dá bem com opiniões diferentes. Geralmente os crentes é que são taxados de "bitolados", de não querer enxergar a "realidade dos fatos" apresenta pelos oponentes. 

     Contudo, de acordo com um estudo do departamento de psicologia da Universidade Católica de Louvaine, na Bélgica, os ateus é que são mais intolerantes a outros pontos de vista. No estudo 788 pessoas foram entrevistadas, entre elas 445 ateus e agnósticos, e a conclusão foi a de que apesar de os ateus se acharem mais abertos que os religiosos, eles são bem mais intolerantes com pontos de vista diferentes. 

     O estudo avaliou três aspectos: o dogmatismo autodeclarado (acreditar em algo sem ter justificativa ou não ter base para justificar essa crença). Intolerância à contradição (dificuldade em aceitar críticas ao seu ponto de vista ou aos seus argumentos) e a baixa disposição para avaliar o ponto de vista alheio. O estudo foi publicado na edição da revista Personality and Individual Differences. Leia o abstract AQUI.

Sem comentários:

Enviar um comentário