terça-feira, 23 de outubro de 2018

Lilith, a outra esposa de Adão


ARGUMENTO: “A tradição judaica fala sobre uma mulher chamada Lilith, que teria sido a primeira esposa de Adão bem antes de Eva existir. Ela é até mencionada na bíblia, mas sua história é omitida. Por que será?”





RESPOSTA:

A bíblia não omite a história de Lilith! Acontece que Lilith nunca foi uma personagem bíblica, e a menção que aparece em Isaías 34:14 não diz respeito a ela (vou explicar isso mais adiante).



Lilith em escritos antigos


Essa personagem obscura aparece em alguns escritos antigos, tais como o épico babilônico de Gilgamesh, Alfabeto de Ben Sirá , Cabala, Zohar, Talmude Babilônico, Poema Lilitu (poema sumério) e de alguma forma foi parar no folclore hebreu (vou explicar mais adiante).  Lilith é uma das figuras mais famosas do folclore hebreu, de acordo com J. Gordon Melton, erudito religioso americano.


Lilith



Quem é Lilith?


 Alguns povos consideravam ela uma deusa (ex: mesopotâmios). Outros a consideravam um demônio noturno (ex: hebreus). Ela também já foi identificada como uma prostituta do templo de Ishtar, como a primeira esposa de Adão e até como a esposa do diabo.

Há quem diga que ela é a serpente que tentou Eva no Jardim do Éden.





Lilith e Adão


De acordo com a crença tradicional judaica, Lilith foi criada por Deus juntamente com Adão. Ambos foram feitos do pó da terra. Acontece que Lilith e Adão nunca se deram muito bem. Logo na primeira relação sexual, Lilith se recusou a ficar por baixo, pois considerava isso uma posição de submissão ao marido. Adão, por sua vez, também se recusava a ficar por baixo durante a relação sexual, pois se dizia superior:


“Eu não deitarei debaixo de ti, mas somente por cima. Pois tu só és adequada para a posição de baixo, uma vez que eu devo ser o superior.” 


Como não foi atendida pelo marido, Lilith se irritou, proferiu o Nome inefável de Deus e saiu voando para fora do Jardim do Éden.

Adão, por sua vez, permaneceu no Jardim do Éden e se sentia sozinho. Então Deus mandou três anjos Executores para trazer Lilith novamente. Os anjos encontraram Lilith nas margens do Mar Vermelho e conversaram com ela. Como ela se recusou a voltar, acabou sendo amaldiçoada e transformada num demônio. Depois disso Lilith encontra um anjo caído chamado Samael e se torna sua esposa. Dependendo da tradição Samael é tido como o “anjo da morte” ou como Lúcifer, um antigo deus romano que mais tarde foi transformado em “diabo” pela cristandade.





Não é bom que o homem esteja só...




Para resolver o problema de Adão, Deus fez com que ele caísse num sono profundo, retirou dele uma costela, e dessa costela criou outra mulher (Eva). Ao ver Eva pela primeira vez, Adão exclama: "Agora sim! Esta é carne da minha carne e osso dos meus ossos.” (Gênesis 2:23 - Nova Tradução na Linguagem de Hoje).

Esse “agora sim” na frase de Adão, provavelmente é uma expressão de alegria por ver que Deus finalmente tinha feito uma fêmea humana, pois de todas as criaturas existentes no Jardim do Éden somente o homem não tinha uma fêmea idônea. Contudo, há quem acredite que essa expressão denota satisfação pelo fato de Deus ter feito uma segunda mulher. Uma mulher submissa, diferente de Lilith.

De acordo com essa lenda judaica, Lilith se tornou perseguidora ferrenha dos filhos de Eva, atacando crianças, mulheres e seduzindo os homens durante o sono. Por essa razão alguns judeus antigos usavam amuletos com os nomes daqueles três anjos Executores a fim de afastar o espírito de Lilith.





Como e quando surgiu a lenda de Lilith?




Bem antes da bíblia começar a ser escrita, Lilith já era venerada pelos sumérios como uma semideusa. A primeira menção de Lilith na história se encontra num poema sumério chamado Lilitu, que data de cerca de 3 mil anos a.C.

Quando os judeus foram levados ao Cativeiro em Babilônia, eles tiveram acesso às crenças pagãs daquele povo, e provavelmente ouviram falar sobre essa divindade. Contudo, Lilith só passou a ser mencionada como “esposa de Adão” bem depois, através de uma obra satírica chamada “O Alfabeto de Ben Sira”, que foi escrita entre os séculos 8 e 10 d.C. Foi essa obra que apresentou Lilith como esposa de Adão, mas era só um texto satírico, uma piada. O problema é que muita gente não percebeu isso. Com o passar do tempo aquilo que era uma simples piada foi se tornando uma lenda folclórica judaica.

Portanto a lenda de Lilith como esposa de Adão surgiu entre os séculos 8 e 10 de nossa Era cristã, por meio de um texto humorístico.



Mas por que a bíblia cita Lilith em Isaías 34:14?




“E as feras do deserto se encontrarão com hienas; e o sátiro clamará ao seu companheiro; e Lilite pousará ali, e achará lugar de repouso para si.  Ali fará a coruja o seu ninho, e porá os seus ovos, e aninhará os seus filhotes, e os recolherá debaixo da sua sombra; também ali se ajuntarão os abutres, cada fêmea com o seu companheiro.”  (Isaías 34:14 – 15 João Ferreira de Almeida Corrigida e Revisada, Fiel).



 A palavra לילית (Lilith) realmente aparece no livro de Isaías, mas não se refere à personagem da lenda judaica. Na verdade essa palavra está se referindo à coruja-das-torres (Tyto alba), uma espécie de coruja muito comum no Oriente Médio, também chamada de “bruxa do deserto”. Note que o versículo lista “Lilith” entre outros animais, tais como a hiena, a coruja comum, abutres e o “sátiro” (hb. שִׂעיר) que nesse caso significa “bode selvagem”. Isaías 34:14 faz parte de uma profecia contra Edom. Segundo essa profecia, Edom se tornaria um lugar deserto habitado apenas por animais selvagens.
Tyto alba



Sem comentários:

Enviar um comentário