quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Fiação Invertida da Retina

ARGUMENTO: “Os olhos dos vertebrados foram “mal projetados”, pois possuem fiação invertida na retina”.

Esse é mais um típico argumento de “bad design” (planejamento ruim), onde o neo-ateu procura encontrar falhas em certas estruturas para depois alegar que elas não foram feitas por Deus, mas evoluíram através de “acidentes felizes do acaso”.
O argumento aqui consiste em dizer que o design dos nossos olhos está errado, pois a fiação dos nervos passa na frente dos receptores, quando na verdade deveria passar por trás. Dawkins (o papa do ateísmo) disse em um de seus livros que devido a essa “fiação invertida”, os raios de luz têm de passar através de um tapete de fios acumulados antes de atingirem as fotocélulas.

A fiação invertida da retina é um bom exemplo de algo que parece estar errado, mas está certo.  Em primeiro lugar, essa fiação em nada atrapalha a visão, pois é praticamente transparente. Em segundo lugar, essa fiação não poderia passar por trás do olho, pois a coróide ocupa esse espaço.

O Dr. George Marshall, oftalmologista, que ao contrário de Dawkins é um especialista no assunto, disse: “A idéia de que o olho tem fiação invertida vem de uma falta de conhecimento sobre suas funções e anatomia” (Marshall, G. (interviewee), An eye for creation. Creation 18(4):20–21, 1996; creation.com/Marshall).

Pois é! Na verdade a fiação da retina não é desse jeito à toa. Os fotorreceptores de nossos olhos são quimicamente ativos e necessitam constantemente de um rico suprimento de sangue para serem regenerados, e é exatamente essa estrutura “invertida” que fornece o rico suprimento de sangue para o epitélio pigmentado da retina (EPR) que é metabolicamente muito ativo.  Isso torna possível a produção de imagens mais nítidas e ajuda na melhor distribuição entre as cores.

Recapitulando:

Até aqui nós pudemos ver que essa “fiação invertida da retina”:
1-      Não atrapalha a visão (pois é praticamente transparente)
2-      Não poderia passar por trás do olho (pois a coróide ocupa esse espaço)
3-      É necessária para fornecer o suprimento de sangue para o epitélio.
4-      Torna as imagens mais nítidas e ajuda na distribuição de cores (melhora a visão).

O que aconteceria se a fiação da retina de nossos olhos passasse por detrás dela (como sugerem os neo-ateus)?
1-      A coróide teria que ficar na frente da retina, mas ela é opaca (por causa dos eritrócitos). O resultado é que seríamos praticamente cegos.
2-      Os fotorreceptores não teriam contato com o epitélio pigmentado e com a retina. Sem esse suprimento de sangue para regenerar os fotorreceptores, levaríamos meses para voltar a enxergar novamente caso olhássemos para um objeto brilhante (o Sol, por exemplo).

Concluo então que os neo-ateus são péssimos designers!

Os neo-ateus também adoram salientar que os olhos dos cefalópodes (lulas e polvos) possuem uma fiação correta, passando por detrás dos receptores, e por isso os nossos olhos também deveriam ser assim (Já vimos que não)! A impressão que dá é que os neo-ateus simplesmente jogam palavras ao vento, sem nem  se preocuparem em pesquisar antes de formular seus argumentos pueris. A visão dos cefalópodes é inferior à nossa, a estrutura dos olhos deles é muito mais simples e nem cores eles enxergam.
Como pudemos ver, não há nada de errado na estrutura de nossos olhos. Ela é do jeito que deveria ser! Uma estrutura otimizada e superior, uma obra-prima da criação.
               



2 comentários: