segunda-feira, 25 de abril de 2016

Mateus 2:23 - A Profecia não encontrada

ARGUMENTO: O evangelista Mateus escreveu que Jesus habitou numa cidade chamada Nazaré para cumprir uma profecia que dizia que ele seria chamado de Nazareno - Mateus 2:23. Acontece que essa profecia não aparece no Antigo Testamento".



"E foi habitar numa cidade chamada Nazaré, para que se cumprisse o que fora dito por intermédio dos profetas: Ele será chamado Nazareno." (Mateus 2:23).

A profecia pode ter sido passada apenas de forma oral 


 Mateus escreveu que "os profetas DISSERAM" (falaram, verbalizaram) que Jesus seria chamado de Nazareno. O evangelista usou a palavra grega "to rethen" (Lit. aquilo que foi dito), ao invés da palavra "o gegraptai" (Lit. aquilo que foi escrito). Mesmo assim muitas pessoas procuram no Antigo Testamento pelo "registro escrito" da profecia, e quando não encontram, dizem que Mateus cometeu um engano. Ora! O texto não diz que a profecia foi ESCRITA, mas que foi FALADA... e por PROFETAS (no plural).


A profecia pode ter sido registrada em livro não bíblico 


Pode ser também que essa profecia tenha sido escrita em algum livro não bíblico. Isso pode acontecer? Claro que sim! O livro bíblico de Judas (versículo 14), por exemplo, faz referência a uma profecia de Enoque que não se encontra no Antigo Testamento. Provavelmente Judas está se referindo ao "livro apócrifo de Enoque" que foi escrito antes de 110 a.C.

Profecia tem respaldo do Antigo Testamento 


De qualquer forma essa profecia encontra respaldo, mesmo que indiretamente, em Isaías 11:1. Isso porque a palavra hebraica vertida para “nazareno” é “netser”, que significa “renovo”. Isaías profetiza que um “renovo” (nazareno) surgiria da linhagem de Jessé.  Na época de Jesus os habitantes de Nazaré eram vistos com desprezo pelo povo da Judéia, pois tinham uma forma de falar bem singular, assim como seus modos.  E desta maneira, todas as vezes que chamavam  a Jesus de “Nazareno”, estavam pronunciando (de forma consciente ou não), um dos nomes do anunciado Messias. E os próprios cristãos foram chamados ironicamente de “seita dos nazarenos” (Atos 24: 5).

Obs: a antiga cidade de Nazaré é atualmente chamada de “En-Nasirah”. A cidade atual está parcialmente isolada entre montes rochosos, formando o espinhaço meridional do Líbano, que termina na planície de Esdrelom. Essa cidade foi a terra natal de José e Maria. Jesus morou nessa cidade por 28 anos.
En-Nasirah - Nazaré

Sem comentários:

Enviar um comentário