terça-feira, 23 de agosto de 2016

A velocidade da luz e a idade da Terra

ARGUMENTO: "A bíblia diz que a Terra tem apenas 6 mil anos. A luz de estrelas distantes leva muito mais tempo que isso para chegar até nosso planeta".


A bíblia não fala sobre a idade da Terra ou do universo

Primeiro é bom ressaltar que a bíblia, em momento algum, fala sobre a idade do universo ou da Terra. Contudo, um tal de James Ussher, que era arcebispo da igreja católica, resolveu somar as genealogias bíblicas para tentar descobrir quantos anos o homem habita a Terra (veja que esse cálculo não é sobre a idade do planeta, mas sobre o tempo de existência do homem na Terra). O resultado foi uns 6 mil anos, o que coincide com os primeiros sinais de civilização no mundo segundo a arqueologia. Para a ciência convencional, o homo sapiens existe há pelo menos 150 mil anos. Mas o estranho é que os primeiros sinais de civilização remontam apenas 5 ou 6 mil anos (civilização suméria). Por que o homo sapiens demorou tanto tempo para criar civilizações?



Sobre a velocidade da luz e a rigidez do tempo

  
Paul Davies - físico


É PRESSUPOSTO que a velocidade da luz permanece constante o tempo todo. A velocidade da luz é medida em aproximadamente 300,000 km/s ou 1,079 milhões de km/hr. Mas a pergunta é: Será que a velocidade da luz sempre foi assim? Você sabia que alguns cientistas estão propondo que no passado a velocidade da luz era muito mais rápida que a de hoje?
O famoso físico britânico Paul Davies é um deles (K. Davies, Distribution of Supernova Remnants in the Galaxy, Proceedings of the Third International Conference on Creationism, Vol. II (Pittsburgh, PA: Creation Science Fellowship, 1994), p. 175184). Se eles estiverem certos, as estimativas que temos hoje estão erradas, fornecendo datas muito mais antigas do que a idade correta, o que faria a alegria dos criacionistas da Terra Jovem.

Albert Einstein - físico teórico 


A rigidez do tempo também é questionável, pois, o índice pelo qual o tempo passa é (supostamente) afetado pelo movimento e pela gravidade. Bom! Quem propôs isso foi Albert Einstein. Se essa "dilatação do tempo" realmente existir, a luz das estrelas distantes poderia alcançar a Terra dentro de milhares de anos, ao invés de milhões.







1 comentário: