quinta-feira, 1 de novembro de 2018

A bíblia já ajudou em alguma descoberta científica?

A contribuição de pessoas religiosas para o avanço científico é inquestionável. Porém, ainda existem ateus militantes que ignoram esse fato. Não é difícil encontrarmos ateus militantes falando como se o ateísmo tivesse monopolizado a ciência. 











A ideia preconceituosa de que religiosos e ciência são antagônicos é repetida ad nauseam pela internet.


É óbvio que esses militantes estão muito mal informados! 

Lembro-me de um debate que tive com um desses ateus. Ele era um ferrenho defensor da ideia de que "religiosos são inimigos da ciência". Então propus um desafio a ele: para cada cientista ateu que ele citasse, eu citaria dois cientistas cristãos + suas contribuições para o avanço científico. Ao perceber que eu poderia citar uma lista enorme de cientistas religiosos, o ateu mudou de argumento: Ao invés de continuar defendendo que religiosos nunca contribuíram para a ciência, a "testemunha de Dawkins" passou a dizer que nenhum desses cientistas religiosos tinha usado a religião ou a bíblia em suas descobertas... estava errado de novo o infeliz! 

Há pelo menos um caso onde um cientista se inspirou na bíblia para fazer uma descoberta científica! Já ouviu falar sobre Matthew Maury?

Matthew Fontaine Maury - Oceanógrafo 


Matthew Fontaine Maury foi oceanógrafo e ficou conhecido como o "Pai da Oceanografia Moderna e Meteorologia Naval". Ao ler Salmo 8:8 ele entendeu que a bíblia falava sobre "caminhos no mar" e então resolveu investigar. E não é que esses "caminhos no mar" existiam mesmo? Foi aí que ele descobriu as correntes marítimas continentais quentes e frias.

Essas correntes marítimas quentes e frias são verdadeiros "caminhos no mar", como diz a bíblia. Elas são massas de água que migram em determinados rumos nos oceanos e mares. O interessante é que essas massas de água não interagem com as águas dos lugares que percorrem e por isso conservam suas características particulares como temperatura, cor e salinidade. 

As correntes marítimas quentes se originam nas zonas tórridas da Terra e se deslocam rumo às zonas polares. As correntes marítimas frias começam nas zonas polares e migram para as regiões equatoriais.

Cite essa curiosidade ao seu amiguinho ateu militante da próxima vez que ele usar esse argumento! 



 

3 comentários:

  1. Olá

    Boa tarde

    Interessante sua postagem e em relação ao Oceanográfo Matthew Fontaine Maury ele pelo que eu entendi era um profissional da area e ele fez um esforço para estudar a disciplina que o levaria a ser um Oceanógrafo. O interesse de olhar na Bíblia partiu dele ou seja ação humana e isso o levou a pesquisar os caminhos no mar e a partir daí ele com conhecimentos científicos conseguiu continuar o seu trabalho.

    Se se argumenta que a Bíblia teve um participação essencial o ser humano que no caso foi Matthew Fontaine Maury também teve graças ao seu esforço pessoal.

    Pode-se argumentar que Deus inspirou seres humanos para escreverem o Salmo 8:8 mas como Ele faz isso? É o Espírito Santo que ilumina os crentes para escrever a Bíblia? Se é como demonstrar a pessoalidade do Espírito Santo? Provavelmente alguns humanos observaram isso na natureza e escreveram isso.

    Um abraço

    Luiz

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Improvável. Não há como humanos observarem isso na natureza e escreverem assim, o lógico seria eles começarem um estudo profundo e terem avançado nesse ramo científico. "Se fosse fácil assim, qualquer um faria." Não esqueça que para esse cientista descobrir isso, ele estudou bastante. Você faz essas perguntas porque não deve ter lido a bíblia. Mas leia, historicamente há evidências da Bíblia ser extremamente confiável.

      Eliminar
  2. Esse papo de Ciência vs Religião surgiu no Iluminismo, e hoje continua sendo usado por esses atolóides de internet. Isso só prova que ateus são Iluministas modernos

    ResponderEliminar