sexta-feira, 15 de março de 2019

Você vai para o inferno se não for dizimista?


     


     Muitos líderes religiosos (sobretudo no meio pentecostal) têm coagido seus fiéis a contribuir mensalmente na igreja com 10% de tudo o que ganham. Esses líderes usam uma tática muito eficaz: a intimidação. Eles ensinam aos membros da igreja que é obrigação do crente ser dizimista, e que o crente que não dá os dízimos na verdade está roubando o próprio Deus e certamente será punido. 

     Nessas igrejas o crente aprende que 10% do salário que ganha não é dele, mas de Deus, e ele precisa "devolver" rapidamente esse dinheiro na "casa do Senhor", ou seja, na igreja que ele frequenta. Ele aprende também que os dizimistas fiéis prosperam financeiramente.

     Mas será que nós, cristãos, temos mesmo a obrigação de dar dízimos na igreja? Isso tem algum respaldo bíblico? A resposta é NÃO! Entenda:

Por que os hebreus tinham que dar os dízimos?

 
Levitas

      Quando Deus repartiu a Terra Prometida entre as tribos de Israel, A tribo de Levi não recebeu terra alguma. Deus separou os levitas para o serviço do Templo. Como não teriam terras para plantar ou criar gados, sua subsistência viria dos dízimos doados pelas outras tribos. Todas as outras tribos deveriam contribuir com 10% de tudo (não era só dinheiro não) para sustentar os levitas (Números 18: 20 e 21). 




     Portanto aquela passagem de Malaquias 3: 8 – 10, que alguns líderes religiosos tanto usam para intimidar seus fiéis, na verdade não diz respeito a nós, cristãos, mas aos judeus que estavam debaixo da Lei. Outros líderes religiosos também usam a passagem de Gênesis 14:20 para dizer que o dízimo era anterior à Lei. Na verdade o dízimo de Abraão foi voluntário (uma oferta de agradecimento a Deus pela vitória na guerra). Não era algo obrigatório.  

     Assim também, todas as passagens do Novo Testamento que mostram alguém entregando os dízimos, se referem a pessoas que estavam debaixo da Lei mosaica (até mesmo o Senhor Jesus estava). O ensino de que o cristão é obrigado a dar o dízimo para a igreja não tem respaldo bíblico. O que o cristão pode dar (e mesmo assim não é obrigado a dar) são ofertas voluntárias. 

     Lembrando ainda que o dízimo, além de ter servido para sustentar os levitas, era também destinado a sustentar os pobres, viúvas e órfãos (Deuteronômio 14:28-29). 

     Portanto fique tranquilo pois você não vai para o inferno se não for dizimista! Não existe nenhum texto na bíblia dizendo que cristãos são obrigados a dar seus dízimos na igreja. 

1 comentário:

  1. Olá Neo-ateísmo

    Eu entendo que para quem cre na prática do dízimo ele é sim importante para salvação pois seria considerado uma boa obra pois se uma pessoa tem condições financeiras e cre que o dízimo é para os cristãos porque não dar? Pois para quem cre no dízimo ve nele algo muito importante para a Igreja ora se é importante então deve ser observado com zelo.

    Em relação a interpretação que os cristãos não devem dar o dízimo porque não existe nenhum texto então também não existe nenhum texto que diga que o dízimo foi abolido.

    Quem define ou não são as Igrejas baseadas nas interpretações dos líderes eclesiásticos.

    A Bíblia mais uma vez não é clara e depende das interpretações dos homens.

    Um abraço

    Luiz

    ResponderEliminar