terça-feira, 10 de agosto de 2021

O peixe-zebra e a teoria da evolução

 



     Um simples peixinho conseguiu colocar  a teoria da evolução em xeque. Bom, deixa eu explicar: os proponentes da teoria da evolução sempre se basearam em duas coisas na hora de criar seus "mapas evolutivos": aparência e proximidade genética. A classificação taxonômica baseada em aspectos morfológicos (aparência) já tinha sofrido em duro golpe quando a nova análise de DNA começou a mostrar que aparência nem sempre significa proximidade genética. De acordo com a nova análise de DNA, o morcego, por exemplo, é geneticamente mais próximo do cavalo do que o cavalo da vaca (Proceedings of the National Academy of Sciences, DOI: 10.1073/pnas.0603797103), isso certamente causou um "fuzuê" entre os evolucionistas. Porém, a proximidade genética ainda parecia um indicativo confiável de parentesco evolutivo, até que resolveram decifrar o genoma de um simpático peixinho chamado  zebrafish (peixe-zebra).

      Até então o chimpanzé era o maior garoto-propaganda da teoria da evolução, pois além de ser muito semelhante ao homem na aparência, também é muito próximo geneticamente. Porém, havia um problema com os chimpanzés: apesar de sua proximidade genética com o homem, as proteínas dos chimpanzés são 80% diferentes das nossas (ler abstract do estudo). 

     Acontece que o zebrafish tem de 70 a 80% de similaridade com os humanos tanto em genes como em proteínas, desbancando o nosso principal parente imaginário, o chimpanzé. Acontece que o zebrafish nem é considerado um parente próximo do homem (ler estudo da Nature). Agora fico imaginando até o Galvão Bueno perguntando: "Pode isso, Arnaldo?" Um peixe com uma proximidade genética absurda do homem e com similaridade de proteínas também, mas que nem é classificado como um parente evolutivo próximo do homem, pois não é primata e nem sequer mamífero... que bagunça hein? 

9 comentários:

  1. Evolução, segundo os estudos todos os seres vivos são descendentes de um ancestral comum, compartilhando no código genético, principalmente funções básicas para manutenção da vida.
    Os seres humanos compartilham genes semelhantes com outros seres vivos:
    *Chimpanzé pigmeu, bonobo, 98,7 por cento;
    *ratos, semelhança de 97,5 por cento;
    *gatos, semelhança de 90 por cento;
    *Vacas de 75 a 80 por cento;
    *peixe - zebra de 70 por cento de equivalência;
    *mosca da fruta é igual a 60 por cento;
    *repolho de 40 por cento;
    *etc.
    Então o estudo do DNA comprova a evolução, em que os seres vivos foram se separando, modificando com o decorre do tempo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Até então o chimpanzé era o maior garoto-propaganda da teoria da evolução, pois além de ser muito semelhante ao homem na aparência, também é muito próximo geneticamente. Porém, havia um problema com os chimpanzés: apesar de sua proximidade genética com o homem, as proteínas dos chimpanzés são 80% diferentes das nossas.

      Acontece que o zebrafish tem de 70 a 80% de similaridade com os humanos tanto em genes como em proteínas, desbancando o nosso principal parente imaginário, o chimpanzé. Acontece que o zebrafish nem é considerado um parente próximo do homem.

      SEUS dados estão errados.

      Eliminar
    2. Taxonomia é a classificação dos seres vivos por semelhanças e evolução gradual de um ancestral em comum.Como as primeiras classificações eram de modo no limite de um tempo antigo, com o aparecimento da genética e o estudo do DNA, e o surgimento da filogenetica veio para confirmar a evolução e reclassificar alguns seres. Diversos estudos afirmam que o bonobo, chimpanzé pigmeu, na contagem total é geneticamente 98,7 por cento igual ao do ser humano, porém seus genes nem sempre estão nos mesmos locais dentro do dna, fazendo que algumas proteínas produzidas sejam diferentes. O peixe - zebra no total de genes é 70 por cento equivalente ao ser humano, em locais específicos que produzem proteínas iguais. Se a evolução fosse falsa, os seres vivos não teriam semelhanças genéticas. Então a taxonomia com o surgimento da genética veio para provar que a evolução e verdadeira.

      Eliminar
    3. Todos carros da BMW possuem semelhanças porque são do mesmo fabricante.
      Semelhanças não comprovam evolução, isso é uma correlação baseada no Darwinismo, não é um "fato" do mundo real.

      Eliminar
    4. Você confirmou a evolução é plausível. Os carros de outras marcas possuem peças semelhantes: rodas, motor, pistões, embreagens, baterias, etc, isto porque o primeiro veículo que deu certo, tinha estas peças principais. As semelhanças são maiores entre os carros da BMW porque o desenvolvimento foi entre os carros da marca. Outro exemplo de desenvolvimento foi o telefone fixo, por fio, que com o passar do tempo surgiu o celular que apelidamos de tijolão, e foi evoluindo até se transformar em celulares modernos, praticamente computadores. Se os animais e principalmente o chimpanzé, não tivessem ancestrais comuns, nossos DNA seriam diferentes.

      Eliminar
  2. Até onde eu sei a Teoria da Evolução continua viva.

    ResponderEliminar
  3. Até então o chimpanzé era o maior garoto-propaganda da teoria da evolução, pois além de ser muito semelhante ao homem na aparência, também é muito próximo geneticamente. Porém, havia um problema com os chimpanzés: apesar de sua proximidade genética com o homem, as proteínas dos chimpanzés são 80% diferentes das nossas.

    Acontece que o zebrafish tem de 70 a 80% de similaridade com os humanos tanto em genes como em proteínas, desbancando o nosso principal parente imaginário, o chimpanzé. Acontece que o zebrafish nem é considerado um parente próximo do homem.

    SEUS dados estão errados.

    ResponderEliminar
  4. Cientistas britânicos concluem a "árvore da vida". Biólogos pesquisaram a relação de todos as 2,2 milhões de espécies conhecidas. Organizaram as espécies de acordo com suas relações genéticas(filogenia) e não taxonomia, que separa por características físicas de semelhanças. A explicação para isto é que a classificação tradicional nem sempre demonstram está relação. Por exemplo de alguns mamífero, podem estar mais próximos de alguns peixes do que alguns peixes de outros.

    ResponderEliminar
  5. Vc tem razao, nao é facil acreditar na evoluçao. Facil é acreditar que um POMBO (espirito santo), se relacionou COM UMA MULHER VIRGEM e deu a luz a uma criança. Quando essa criança nasceu, foram 3 reis magos um de cada parte do planeta e chegaram a tempo... COMO ATRAVESSARAM OS OCEANOS?

    ResponderEliminar