sábado, 17 de dezembro de 2022

 Tenho observado que muitos militantes ateus usam a hipótese da geração espontânea da vida como argumento ateísta. Por esse motivo resolvi fazer algumas considerações sobre essa hipótese: 

O que é abiogênese?


Abiogênese é a hipótese de que a vida surgiu espontaneamente a partir de matéria inanimada, ou seja, a "não vida" (supostamente) tornou-se "vida", mediante processos químicos que (supostamente) ocorreram quando nosso planeta (supostamente) tinha uma atmosfera de redução.

O que é uma atmosfera de redução?

Atmosfera redutora ou de redução é um tipo de atmosfera rica em hidrogênio, metano, amoníaco e vapor de água, porém, praticamente sem oxigênio.

Alexander Oparin comprovou a abiogênese?


NÃO! Ele apenas teorizou que no ambiente certo a vida poderia surgir espontaneamente de matéria inanimada. Na verdade Oparin sequer testou sua teoria. A teoria dele só foi testada no início dos anos 50 pelos cientistas Stanley Miller e Harold Urey.

A experiência de Stanley L. Miller e Harold Urey provou que a vida pode surgir espontaneamente na natureza?


NÃO! Essa experiência está longe de provar que a abiogênese é possível. Miller e Urey simularam uma atmosfera de redução, assim como descargas elétricas e tudo mais... o que eles conseguiram produzir? Uma goma avermelhada rica em aminoácidos... Só isso! Lembrando que o experimento não conseguiu produzir 7 dos 20 aminoácidos essenciais para a vida, sendo que 3 desses aminoácidos são INDISPENSÁVEIS para a formação de DNA e RNA. Lembrando aos mais leigos que aminoácido não é vida e nem possui DNA.

Existem provas de que a atmosfera primitiva era de redução?
NÃO! O próprio Miller admitiu que suas ideias eram especulativas e que não se sabe realmente se a atmosfera da Terra foi de redução (Journal of The American Chemical Society de 12/05/1955). Além disso parece, entretanto, que mesmo que originalmente não houvesse oxigênio, a fotólise do vapor d’água atmosférico, sob a ação da luz ultravioleta, teria produzido uma quantidade significativa de oxigênio bem cedo na história da Terra. 
Brinkman, R. T. 1969. Dissociation of water vapor and evolution of oxygen in the terrestrial atmosphere, Journal of Geophysical Research 74(23) :5335-5368.


Por que inferiram que a atmosfera era de redução?
Resolveram especular que a atmosfera primitiva era de redução porque sabiam que a atmosfera atual seria imprópria para a geração espontânea da vida, visto que o oxigênio, por ser altamente reativo, se combinaria com as moléculas orgânicas e as desmancharia antes mesmo de se formar os aminoácidos. Portanto a inferência da atmosfera de redução foi feita por conveniência e não por evidência. 

Então a atmosfera de redução seria perfeita para a geração espontânea da vida?
NÃO! Ela também seria imprópria para a abiogênese. Pense bem: sem oxigênio nossa atmosfera não teria a camada de ozônio (que é uma variação do oxigênio). Sem a camada de ozônio os raios ultravioleta do Sol chegariam em sua totalidade. Experiências em laboratório e reconstruções computadorizadas da atmosfera sugerem que a radiação ultravioleta do Sol, hoje bloqueada pelo ozônio atmosférico, teria destruído as moléculas à base de hidrogênio na atmosfera. Tal atmosfera não teria sido conducente à síntese de aminoácidos e de outros precursores da vida (Scientific American 1991 – John Horgan).

Geração espontânea nos oceanos
Os proponentes da abiogênese ainda dizem que a geração espontânea teria ocorrido nos oceanos, ou seja, em meio aquoso. Isso também seria um problema para a abiogênese, visto que o ambiente aquoso poderia impedir o surgimento de moléculas mais complexas, e, consequentemente, o surgimento de proteínas indispensáveis para a formação da vida. Isso porque o ambiente aquoso prejudica a polimerização, a união de moléculas menores para formar outras maiores (fonte: Richard Dickerson (químico) revista Scientific American “A Evolução Química e a Ordem da Vida” p.75 e George Wald (bioquímico) - "Física e Química da Vida" – Scientific American – pp. 16 e 17).

Resumindo: a abiogênese seria inviável em qualquer cenário. 

28 comentários:

  1. Deus é um título de poder e respeito do Espírito Santo. Sendo Espírito, não possui corpo físico, não possui mãos para moldar e criar. Os seres humanos são seres formados de matéria e comete o erro de comparar o modo de criar usando mãos físicas como se Deus tivesse mãos e moldasse do mesmo geito. Como Deus é uma Força metafísica, o seu modo é através da inspiração. Acredito que a ciência descobriu muitos que no passado eram mistérios de Deus, a natureza primordial da existência, como o aparente acaso do Big Bang ao aparecimento de milhares de estrelas e milhões de planetas que serviram para o desenvolvimento de moléculas orgânicas, em um jogo em que a Terra e talvez outros gerasse vida. No princípio na Terra, não existia oxigênio livre, estava preso em outros compostos. Como era muito quente, a água estava misturada em forma de vapor com outras moléculas cozinhando. Com tempo foi esfriando, mais aos poucos e começou a chover, evaporando quase que imediatamente. Deixando matéria orgânica sobre as rochas. Progressivamente, junto com descargas de raios, calor dos vulcões e a energia do impacto de asteroides, que poderiam trazer mais matéria orgânica originada no espaço, se combinando de diversas maneiras. Surgindo aminoácidos, lipidios e açúcares. O problema é que foi preciso milhões de anos para que houvesse a reação que deu origem ao primeiro ser vivo, que não pode ser produzido em laboratório (milhões de anos de rações). Logo acredito que Deus originou da matéria inanimada a surgir os primeiros seres vivos que por evolução foram se diversificando, moldando através do tempo, porque Deus é atemporal, e consequentemente originando os seres humanos. A Bíblia não é científica, não diz como Deus originou. Simplesmente esta escrito usando metáforas, linguagem simplista do pouco conhecimento da época em que muitos povos acreditavam que do barro foram criados, porque se pode moldar fazer imagens, em em suas mentes foi assim que foram criados.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Put@ que pariu, você é muito burro. Nunca leu a Suma Teológica na vida, cara. Nunca leu a Patrística; nunca leu Santo Tomás de Aquino e Santo Agostinho! Não sabe nem o que é a base da metafísica de se provar Deus.
      Cara, eu nem preciso discutir, leia a Suma, Questão no. 3 - Da Simplicidade de Deus. Está tudo escrito lá! Deus é por essência motor, não tem nada a ver com matéria. As propriedades da matéria e da alma humana transcendem o corpo, basta ler Aristóteles 'De Anima' (em português, 'Sobre a Alma').

      Eliminar
    2. O seu xingamentos demonstra o tipo de pessoa que é, e seu nível de educação. Me parece que você não entendeu a minha definição de Deus, que não tem corpo físico, por isto utilizei a palavra metafísica ( que está além da física, da matéria. Outra coisa que analisei foi que utilizou filósofos antigos e ainda por cima com visões religiosa do mundo, que contribuíram para o engrandecimento da filosofia, mas em uma época antiga, com seus raciocínios ainda baseados na religião. Utilizou também teologia que é o conjunto de princípios de uma religião que é mais fé, acreditar sem provas. Outra, as pessoas sabem de tudo um pouco, o médico aprendeu medicina, o advogado aprendeu sobre as leis, o engenheiro aprendeu sobre engenharia, etc. Então se você não sabe sobre estas formações, você pode ser considerado burro?

      Eliminar
  2. Existe teorias que nem sequer foram descobertas para substituir outras e sim é possível, sua existência é parte de matéria estelar, agora dizer que é deus é preencher lacuna mesmo onde as teorias científicas não podem explicar e a ciência é nova para oferecer resposta para tudo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, meu amigo. Deus é metafísica aplicada. A ciência é incapaz por matéria, de explicar a origem do universo. Deus é por propriedade o Primeiro Motor Imóvel.

      Eliminar
  3. Deus atemporal como sabes? tens o ônus da prova? Para alegar e afirmar suas qualidades atributos inimagináveis considero que descobriram deus real, só que não. o deus dos filosofos nada oferece, o teológico está morto com exegese pessoas como Fábio Sabino enterram o deus cristão.

    Você não pode aplicar argumentos filosóficos para algo inexistente e se não possuí o ônus da prova o racional é que seja inexistente. Logo você está usando teologia e filosofia ciência palpiteira pois deus é pseudagem.

    Mas querem antes de provar deus apresentar poderes dele como se ele fosse real, não fode

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fabio Sabino é um pencostal frustrado que não sabe falar hebraico fluente, não sabe quase nada de judaísmo, nunca estudou em uma Yeshiva, e acha que sabe algo, só engana os tolos como o Tonho Miranda e outros.

      Eliminar
    2. Pelo amor de Deus amigo; Deus é por essência atemporal. Ele por essência transcende a própria causa
      Ele é o primeiro motor imóvel. Que não foi causado. Leia Aristóteles, leia Santo Tomás de Aquino.

      Eliminar
  4. Na realidade o dono do canal sofre de dissonância cognitiva fazendo pseudagem e negacionismo anti-acadêmico isso nunca tankaria o ateísmo pois o ateismo vencerá!

    E basta um furo em uma história ou distorção de fatos e lá estará o ateísmo, alias o dragão da garagem continua mostrando a perca de tempo e gasto de energia em algo inexistente que o teísmo delirante busca encontrar, e não encontrará.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vencerá? Kkkk Com essa militância vai afundar todos.

      Eliminar
    2. Quais catedrais o ateísmo criou? Quantas civilizações filosoficamente o ateísmo embasou? Quantas artes o ateísmo criou? De novo, burrice ateica. O cristianismo criou a civilização ocidental desde a escolástica (você nem deve saber o que é escolástica). E pelo amor de Jeová; o dragão da garagem é a teoria mais ridícula que existe. Eu posso usar o dragão da garagem para dizer a mesma coisa da metafísica. A palavra "palavra", não existe. Por quê? Pois ela não é substância, não está no mundo real, só é manifestada através de signos.

      Eliminar
  5. A filosofia não é requisito para nada em sites científicos renomados alias é terra de ninguém conforme Russel diz e a crença deturpa e influência outras ciências buscando preencher lacunas onde as ciências não respondem, para perguntas sem respostas não existe respostas e nada justifica alegar e sair afirmando qualquer baboseira pois deus é pseudagem e baboawira se não se pode provar deve abandonar e descartar a hipótese poia deus é especulação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas gente, que pessoa mais burra que escreveu esse comentário! É de rir! De escanear! Vamos olhar de novo a maldita preposição? “A filosofia não é requisito para nada em sites científicos renomados” e para fechar com uma chave merrequenta e enferrujada, o sujeito acrescenta “Aliás, é Terra de Ninguém conforme Russel diz”. Daí na minha cabeça só pode surgir um meme: “How we tell him??”.
      Isso, porque o sujeito que acabou de comentar isso nunca lera uma página de Aristóteles. Não sabe o que é Boécio. Nunca leu Plutarco na vida; sequer sabe quem foi São Tomás Morus. E o sujeito teria um infarto se tivesse lido uma página de Santo Tomás de Aquino; qualquer livro. Ele não compreendeu, que as verdades tomadas como científicas, não são ciência do mesmo modo que se dizia em latim, "Scientia", mas sim um adjetivo para uma filosofia de que o mundo é descoberto pelas verdades empíricas.
      Isso porque a própria ciência de hoje é uma filosofia; que é uma reunião metafísica dos entes lógicos que ela por definição utiliza. Assim como a filosofia aristotélica usa, só que a questão, é que a filosofia aristotélica é muito mais formal e precisa do que a filosofia científica dos dias de hoje. Não só isso, como eu mesmo digo que é irrefutável degrau por degrau. Isso porque a visualização é dogmática; o que não é refutado permanece-se um dogma, isto é, por direito romano (se tivesse lido Cícero saberia). Não é preencher lacunas onde respostas não existem, é onde existem respostas, demonstrá-las. Afinal, se tu dizes que "não existem respostas", é literalmente a mesma coisa de dizer que a verdade não é absoluta e essa afirmação torna-se contraditória. E a verdade é naturalmente Deus, sobre isso eu lhe apresento as cinco vias de Santo Tomás, que é a reunião dos argumentos dogmáticos da existência de Deus, por lógica. E filologicamente nas matérias trivianas, tu podes entender do que se trata os conceitos divinos (se tivesse lido um sermão de Santo Agostinho…). Então sim caro, pode-se provar a ideia de Deus e por isso, eu concordando com tua lógica afirmo que devemos abandonar o ateísmo, pois é a única cosmovisão que não prova, nem refuta Deus; isto é, uma especulação de que Deus não existe.
      Não só isso, como o ateísmo é uma total pseudagem e delírio comunitário. Que por si só, não acrescenta nada; pelo contrário, os maiores genocidas e tiramos que existiram na história foram ateus, vide Mao Zedong, Stalin, Lenin, Pol Pot, Trotsky (que sim, matou milhões de pessoas durante a Guerra Civil), etc. enfim, os cristãos, especialmente os católicos, nunca tiveram tantas mortes os quais estes. Mas daí vão dizer “Inquisição!!!😭😭😭”, meu amigo, a inquisição no seu auge julgou à morte 900 pessoas. Eu não vou entrar no mérito das heresias, como os cátaros albigenses que foram os mais julgadas, matavam mulheres grávidas e crianças. Mas, enfim, foi pouquíssimo comparado ao que é dito e inflado. A revolução francesa, em uma semana, matou mais crianças do que centenas de anos de inquisição (esqueci-me deste evento daí também, foi formulado por ateus. Massacram milhares senão mais de um milhão de pessoas; dou como exemplo o massacre das irmãs Carmelitas). E qual ocidente que o ateísmo defendeu? O ateísmo de hoje (crescente), não está justamente permitindo que os árabes e mulçumanos invadam a Europa? E quais catedrais, artes, obras literárias, formulações filosóficas e filológicas possui o ateísmo? Vamos comparar o ateísmo à por exemplo São Cirílio, que formulou o alfabeto cirílico e reuniu as línguas eslavas? Já que este simplesmente modificou toda a língua ocidental? E quanto ao latim, o hebraico, o aramaico, o grego antigo, etc. que foi justamente os monjes copistas e Latinos católicos que reuniram? Enfim, toda a tese do ateísmo é formulada pelas verdades descobertas pelos cristãos. Nada que o ateísmo fizera foi tão digno o quanto; e assim será, pelo século dos séculos.

      Eliminar
  6. Como ex e católico é ótimo ver pessoas perdendo tempo com coisas inúteis conjecturas abstrações mentiras inventadas e fabricadas para nada, mas o que me levou a largar a religião e ser livre é exatamente a descendência de um trisal que não vem de D4v1

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Você nunca foi católico de verdade. Você não está livre, está mais escravo do que nunca foi.
      Aliás você nunca nem leu por exemplo “O Tratado da Verdadeira Devoção”, de São Maria Grignon de Montfort. Você nem deve saber o espiritualismo de Santa Terezinha, nunca deve ter lido Padre Gabriel Amorth; não sabe o que foi São Padre Pio.

      Eliminar
  7. Deliciosa msol idade 18 anos virgem noiva de mané, certo dia msol consentiu ser estrupada por um ser chamado the bull 🧙‍♂️🤧🍆💦 triste não? a vizinhança fazia chacota e não acreditava na lorota mané acabou sendo acusado e para livrar o cool dele e de msol assumiu o b.o. consentiu como?👼🥷 psé diz a lenda que msol viu e ouviu algo e consentiu 🍑🍄🥃, como não importa. mentira? não mesmo é real possível e sobrenatural.
    não pergunte e não questione por que só acontece nesses 📔 é provado acontece até hoje nos dias de hoje.
    você tem filha fértil? a fecundação biológica é uma mágica! psé né.

    📱Ligação Randi!🧙‍♂️🪄🎩🐰
    Hume? 22:00 Black Sabbat? Double Chopp? Strippers? fecho Oh incrível até..

    Voltei!

    Desse trisal poliamorista nasceu o enzo bastardo, pobre enzo.

    Enzo era louco das idéias pagava de santo e acabou se metendo em roubadas muitas confusões mas a turma dele passava pano hippies saca? apesar de crimes, covardias ele mentiu para polícia que era alguém especial tentou provar que era não conseguiu e tomou no cool, lições de vida fim.

    Obrigado.

    ResponderEliminar
  8. Não se sabe de sua exitência e sua exitência é indiferente, não oferce vantagem não oferece nada, é ausente provavelmente inexistente, desconhecido inalcançável. uma busca perdida baseado sempre no nada, nada pode oferecer e nada pode provar e muito menos surgirá, se surgir não fará nada, vocês morreram e seus traços materiais desapareceram.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sua existência é indiferente? Nós comemos e bebemos do pão e do vinho dEle todo domingo. Como que é indiferente lutar pelas virtudes e salvação? Dizer que o sacrifício é necessário e que fazer as coisas por prazer é errado, é uma filosofia que muda totalmente a concepção do ser humano.

      Eliminar
    2. E aliás, é um fato Ele existir.

      Eliminar
  9. Sucesso no canal de fonte anedótica buscando coerência dissonante para validar o nada, isso não cola ninguém leva a sério e para ateus não da a minima para nada escrito e livros fabricados e nada tanka o ateísmo.

    Lamento booguer você dedicara sua vida a uma luta inútil pois o ateísmo é a descrença total mas muda de posição fácil apresentando algo real presente e convincente pois argumentos lógicos filosóficos não tankam ou teologia criacionista etc.. uma perca de tempo sem razão vantagens explicação racional que nada oferece e para quem não busca recompensas deus ou trocas de interesses em falsas promessas ou mesmo real renúncia pois não vale a pena trocar os prazeres w alegrias da vida por falsificação deturpada sem fundamentação cabal

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Talvez sua mediocridade e falta de inteligência realmente não mude nada no teu cérebro inútil. Mas para o cristão que crê nas correntes metafisicas que fazem o verdadeiro mundo, muda totalmente. Rezar o terço e não rezar muda totalmente o seu dia; fazer sacrifício e não fazer também muda totalmente a concepção de mundo. Amar os seus amigos ou inimigos ou odiá-lo, muda completamente, da água para o vinho, da lava para a terra, toda a sua concepção do que é verdadeiro ou não.
      Se a Bíblia é um livro fabricado ou não não é o que importa, mas sim se tu leste ou não leste e de fato, entendeste o que está escrito. Tornado por possível a verdadeira crença em Cristo. E quais argumentos lógicos e filosóficos tu falas? Por acaso de Boécio? Santo Agostinho? Santo Tomás de Aquino? Estes são os maiores lógicos de toda a história da humanidade; eles eram, santos, veja só. Você ataca algo que não conhece, algo que nunca lera. Se eu citar aqui “O Tratado da Verdadeira Devoção”, ou Catena Áurea, você morre, de tão bons que são. Você não sabe o que é literatura medieval, nunca lera Dante Alighieri… Enfim.

      Eliminar
  10. É um nature não? então é um site de dissonância e pseudagem onde você junta algo coerente para enganar você mesmo.

    O fato é que por não ser imparcial neutro sites como esse aqui com puro ódio infantil e mentiras como esse aqui acabam confundindo ao invés de esclarecer pois a comunidade científica não corrobora.

    https://www.montfort.org.br/bra/cadernos/ciencia/evolucionismo/

    aproveite para melhorar a sua pseudo-ciencia com mais pseudo-cientifismo.

    a desinformação não mudara nada pois de qualquer forma você é enganado e engana outras pessoas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Segundo a ciência, os massacres eugenistas não foram errados; segundo a ciência, torturar criancinhas e abortá-las para estudar, não é algo ruim. Segundo a ciência, usar gás mortal não é errado.
      A ciência não possui juízo moral; o que prevalece é o catolicismo. E essa é a Verdade. Largue de ser burro.
      Enfim, “A Última Superstição: Uma Refutação do Neo-Ateísmo”; ou “Refutando o Delírio do Neo-Ateísmo”, provam bem isso. E é como Olavo disse, a comunidade científica ela diferente dos sábios, possui muitos dogmas e se você discordar de um deles, você já é esculachado pela comunidade científica. Os sábios estão acima da comunidade científica, tornando-se a verdadeira Ciência. Enfim.
      Aliás, vários doutores já refutaram o evolucionismo, que é uma teoria ridícula.

      Eliminar
  11. O site montfort é catolico romano e aí vem a pergunta: qual é o cristianismo verdadeiro? O catolicismo romano o catolicismo ortodoxo ou o protestantismo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Catolicismo Romano é o verdadeiro. Eu recomendo que leia as obras de Daniel-Rops sobre a História da Igreja. Foi Cristo que fundou a Igreja (refuta os protestantes), a Igreja naturalmente migrou para a Católica e a Igreja Ortodoxa tornou-se sismática com traços de heresia, basta ler Fócio de Constantinopla para saber disso. Então a Igreja ROMANA Católica é a Única e Verdadeira Igreja.

      Eliminar
  12. A quantidade de ateus frustrados que não tem argumentos a altura para poder refutar é gritante kkk

    ResponderEliminar
  13. Simples, refuta com argumentos.

    ResponderEliminar