quinta-feira, 30 de março de 2023

Recorrer a um hospital quando estiver doente é falta de fé?

 



"Toda a medicina provém de Deus..." (Eclesiástico 38:2)


Hoje vi uma postagem de um ateu militante em uma rede social que me chamou a atenção. No referido post, o ateu argumentava que os cristãos não deveriam recorrer à medicina quando estiverem doentes, pois, como Jesus prometeu atender as orações daqueles que pedem com fé, recorrer à medicina (ciência) seria uma demonstração de falta de fé em Deus. Mas será que recorrer à medicina é realmente  falta de fé?

A bíblia não rejeita a medicina humana, tanto é que em 1 Timóteo 5:23, o próprio apóstolo Paulo aconselhou Timóteo a tratar suas enfermidades no estômago com a ingestão de um pouco de vinho. O vinho tem propriedades medicinais, e Timóteo o usaria como um tipo de "remédio caseiro" para tratar suas enfermidades. O vinho estimula a liberação do ácido gástrico, substância responsável pela quebra e digestão dos alimentos.  Também age relaxando as paredes do estômago, através da liberação de óxido nítrico, o que contribui para uma melhor absorção dos nutrientes. Essa bebida também possui um antioxidante chamado resveratrol, que ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, retardar o envelhecimento e diminuir o risco de câncer. Claro que a ingestão dessa bebida deve ser moderada, pois em excesso pode ser prejudicial.  

 Timóteo viveu numa época em que os apóstolos faziam várias curas através da fé, mas, por algum motivo desconhecido, precisou recorrer a um "remédio caseiro" para tratar suas enfermidades.  Essa passagem nos mostra que os crentes em Deus estão sujeitos a enfermidades, e que não tem problema algum recorrer a um medicamento para tratar essas enfermidades. Para falar a verdade, o vinho não foi o único "remédio caseiro" citado na bíblia. A bíblia também fala de folhas que seriam usadas como remédio (Ezequiel 47:12). Outra coisa interessante que a bíblia nos mostra é que em Gileade, território ocupado pelas  tribos israelitas de Gade, Rúben e a meia tribo de Manassés, existiam médicos (Jeremias 8:22). Aqueles israelitas acreditavam no poder de Deus, mas, mesmo assim, tinham médicos em suas cidades. Não tem problema algum nisso! 

  Milagres e curas divinas acontecem, mas são fenômenos raros e só ocorrem com pessoas que têm um tipo de fé igualmente rara.

Se Deus fosse contra o uso de medicamentos para a cura de enfermidades, ele não teria criado tantas plantas com propriedades medicinais. Os medicamentos que você compra nas farmácias, mesmo aqueles produzidos pela indústria farmacêutica, são oriundos de substâncias retiradas da própria natureza. Coisas que Deus criou. A Penicilina, por exemplo, é feita à partir de um fungo encontrado na natureza. 

Sem contar ainda que o ateu militante fala dos hospitais como se fossem ambientes exclusivos para descrentes, esquecendo-se, porém, que as instituições religiosas construíram inúmeros hospitais pelo mundo, como também muitas universidades que formam novos médicos todos os anos. As associações ateístas, por outro lado, jamais construíram sequer um postinho de saúde.  






4 comentários:

  1. Em relação a esta frase "Milagres e curas divinas acontecem, mas são fenômenos raros e só ocorrem com pessoas que têm um tipo de fé igualmente rara". A bíblia fala de um tipo de fé rara? O que seria um cristão com um fé rara? Eu aprendi no protestantismo que a fé é um dom de Deus e que todo ser humano que tem Jesus possui tal fé e pode sim realizar milagres instantâneos os próprios milagres de Jesus eram instantâneos. O fato dos cristãos terem construído hospitais isso se se refere ao esforço humano( mérito humano) ao longos dos anos algo natural dos seres humanos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    2. Toda oração é respondida? Todas as pessoas que pedem cura a Deus recebem? Não! Somente uma minoria têm sucesso... portanto, a fé dessas pessoas é rara.

      Eliminar
  2. Uma outra questão é que até onde eu sei a Igreja Católica Romana construiu muitos hospitais pelo mundo, ora o protestantismo considera a religião católica romana uma religião de homens, idolatra que não é de Cristo então seguindo esse raciocínio protestante os hospitais que a Igreja Católica construiu não foram feitos por cristãos.

    ResponderEliminar