domingo, 24 de setembro de 2023

Por que Jesus morreu crucificado e não apedrejado?

 Argumento: "Os judeus acusaram Jesus de blasfêmia, por se identificar como o Filho de Deus. De acordo com a Lei mosaica, esse tipo de crime deveria ser punido com a morte por apedrejamento (Levítico 24:16). Então por que Jesus morreu crucificado ao invés de apedrejado como determinava a Lei?"




Resposta: Jesus na verdade foi acusado de dois crimes, um pela lei dos judeus, outro pela lei romana. O crime apontado pelos judeus foi o da blasfêmia, pois Jesus se declarava igual a Deus:

 "Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não só quebrantava o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus."  João 5:18

A palavra grega traduzida por "igual" foi ἴσον, transliterada "ison", que significa literalmente "da mesma espécie", ou seja, Jesus dizia literalmente que era Deus, e isso era visto pelos judeus como uma blasfêmia, o que era um crime, de acordo com as Leis mosaicas. A pena para esse tipo de crime era o apedrejamento até a morte. 

Por outro lado, Jesus também foi acusado por um crime previsto nas leis romanas: o crime de sedição ou sublevação contra a autoridade romana, pois Jesus foi chamado de "rei dos judeus", numa época em que os judeus estavam debaixo do Império Romano, e ninguém poderia aspirar por um título que caberia apenas ao Imperador. Como Jesus foi condenado por esse crime e não pelo crime previsto na lei dos judeus, ele recebeu a punição aplicada de acordo com a lei romana: a crucificação. 

1 comentário:

  1. Na verdade, nem condenado de fato ele foi. Lançaram pra geral escolher. Porque nem Pilatos estava tão certo disso

    ResponderEliminar