O versículo em questão diz o seguinte:
"O ouro e a prata de vocês enferrujaram, e a ferrugem deles testemunhará contra vocês e como fogo lhes devorará a carne. Vocês acumularam bens nestes últimos dias" (Tradução Nova Versão Internacional)Ao lermos esse versículo assim, de forma isolada, fora do contexto, temos a impressão de que a bíblia está afirmando literalmente que o "ouro e a prata enferrujam", mas essa não é a verdadeira intenção do texto. Primeiro vamos ver o que o versículo anterior diz:
"As vossas riquezas apodreceram..." (Tiago 5:2 - Tradução de PE. Matos Soares)O que o escritor bíblico quis dizer ao usar o termo grego "κατίωται" (lit. enferrujaram), é que as riquezas dos ricos opressores perderiam seu valor, seriam corrompidas, diminuiriam. A referência ao ouro e a prata foi simbólica. Veja como essa passagem fica mais simples de ser compreendida nessa outra tradução:
"O valor do seu ouro e da sua prata está caindo depressa..." (Tiago 5:3 - Edição Ilustrada do Novo Testamento Vivo, baseada nos princípios de tradução da bíblia The Living Bible).O valor das riquezas daqueles ricos opressores estava "caindo depressa", ou seja, estava caindo num estado inferior ao que se encontrava antes, estava num processo de decadência. Por isso mesmo a palavra "enferrujar" foi utilizada, pois ferrugem significa "corrosão", e a palavra corrosão significa destruição, perda ou decomposição.
Mas será que o ouro e a prata não enferrujam mesmo?
Mesmo se a bíblia estivesse afirmando literalmente que o ouro e a prata enferrujam, ela não estaria errada, pois qualquer forma de oxidação de metais pode ser popularmente chamada de "ferrugem". O próprio óxido que se forma sobre os metais é chamado de ferrugem (Nova Enciclopédia Brasileira de Consultas e pesquisas p.672). E bem sabemos que assim como o ferro, que ao oxidar forma o óxido de ferro (Fe2O3), o ouro quando sofre oxidação forma o óxido de ouro (au2O3), e a prata forma o óxido de prata (Ag2O), tornando-se escura. Se os neo-ateus deixassem seus gibis e revistas pornográficas de lado, e estudassem um pouco sobre Química, saberiam disso!
tudo isso para defender a ideia de que o criador de um universo com 200 bilhoes de galaxias inspirou um livro para proibir comer morcegos?? ta de brincadeira parceiro
ResponderEliminarCadê a refutação sobre os argumentos do artigo? não tem é claro.
Eliminarconcordo as pessoas deveriam estudar mais antes de sair criticando ao invés disso lheem passagens isoladas,não sabem diferenciar as coisas não estudam nenhum pouquinho e mesmo assim ainda querem sair como certos da vontade de rir gostei muito do trabalho que esse site esta fazendo.
EliminarO ouro é o único metal que não enferruja. Por essa característica e existir em pouca quantidade no planeta, tem grande valor comercial. É muito usado na fabricação de joias, moedas e peças de máquinas – alguns componentes do computador, por exemplo, levam ouro.
ResponderEliminarResumindo, ouro e prata NÃO enferrujam. Mais fácil seria dizer que oxidam
só quem pode "enferrujar'" é o ferro, você na realidade quer dizer "oxidar" que é a propriedade que os metais tem ao reagir quimicamente com o oxigênio, respondendo sua pergunta o ouro puro não oxida, além de ser o material mais ductil encontrado na natureza, ductibilidade é a capacidade de um metal se transformar em duto ou fio sem se romper, nenhum outro metal vence o ouro nesse quesito.
ResponderEliminarO anta, ferrugem é oxidação.
EliminarMas o autor lá em cima não disse isso mesmo? que o outro oxida? (au203?) "óxido de ouro"? Mas o ponto mesmo em questão é o que o autor explicou sobre o contexto biblico. Veja voce que embora os escritores da biblia não tivessem formação em quimica ou metalurgia, eles viveram num tempo em que ouro "nascia em arvores" quero dizer: Havia enorme abundancia deste precioso metal. O templo de salomão e outras consecuções foram feitas com muito ouro. Parece que o ouro usado na construção do templo de salomão tinha mais ouro do que todo o ouro guardado no forte Kinox. O que eu quero dizer com isso é que os escritores da biblia evidentemente sabiam que o ouro não enferruja como acontece com o ferro, e assim eles não iriam escrever uma coisa dessas de modo literal.
ResponderEliminar