quarta-feira, 20 de agosto de 2014

A soma de um suposto título do papa é 666?

Olá leitores! Hoje estou inaugurando uma nova categoria de assuntos em meu blog (Curiosidades gerais). Nessa nova categoria eu vou colocar artigos que fogem um pouco do tema do blog. Ai quando eu estiver com o saco cheio de tanto falar sobre o neo-ateísmo, posso escrever sobre outros temas...Rs! Esperto que gostem. Vou começar falando sobre o polêmico cálculo que os adventistas fizeram para identificar o papa como a besta da profecia bíblica. Antes de tudo, quero deixar bem claro que não sou católico e nem adventista, ok? Boa leitura:



No livro de Apocalipse capítulo 13, versículo 18, a bíblia lança um desafio: “Quem for capaz, interprete esse código: os valores numéricos das letras do nome da criatura (Besta), somam 666 (Tradução publicada pela Liga Bíblica Mundial).

 Ok! O número da besta é 666. Mas como fazer o cálculo para identificar o nome correto? Muitos religiosos têm se esforçado para fazer esse cálculo. Os adventistas, por exemplo, fizeram esse cálculo usando um suposto título dos papas: "Vicarius Filii Dei", e chegaram à conclusão de que esse título, somado, equivale a 666, portanto a besta do Apocalipse seria um papa (Vide: Daniel e o Apocalípse de Uriah Smith em PDF ).

O problema é que não existe nenhuma evidência concreta de que os papas utilizem oficialmente esse título. Smith, por exemplo, se baseia no relato de duas testemunhas que dizem ter visto a inscrição na coroa papal quando estiveram em Roma. Os adventistas já fizeram até mesmo uma investigação para descobrir se essa inscrição realmente aparece na coroa papal, mas nada foi descoberto (Advent Review and Sabbath Herald, July 27, 1905, p. 10).

Veja como o cálculo aparece no livro de Smith:

V = 5
 I = 1
 C = 100
 A
 R
 I = 1
 U (antigamente, V) = 5
 S
 F
 I = 1
 L = 50
 I = 1
 I = 1
 D = 500
 E
 I = 1
Somando estes números temos 666.

Os críticos afirmam que os adventistas manipularam esse cálculo, pois o número “IV” foi separado em dois números distintos “I” e “V”, para que a soma desse exatamente 666. Portanto, o que era para ser somado como 4, tornou-se 6:

VICARIUS FILII DEI
VI+C+IV+I+L+II+D+I
6+100+4+50+1+2+500+1 = 664

 Eles até fizeram um cálculo parecido com o nome de Ellen Gould White, uma profetiza da igreja adventista:

ELLEN GOULD WHITE
L+L+V+L+D+V+V+I
50+50+5+50+500+5+5+1 = 666


A verdade é que ninguém ainda decifrou esse enigma bíblico.

3 comentários:

  1. Na verdade houve um erro de tradução, o verdadeiro número da besta é 616

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pq houve um erro? Não pode ter este erro, já que 666 tem significado, pois 6 significa imperfeição. É quando algo na Bíblia é mt importante se repete três vezes. Não tem como ser 616.

      Eliminar
  2. O batismo na fórmula trinitariana só aparece uma vez.

    ResponderEliminar