terça-feira, 30 de setembro de 2014

Como os ateus acham que a bíblia descreve a Terra?

ARGUMENTO: “A bíblia ensina que nosso planeta é circular e achatado como um disco de vinil, sendo envolto por uma abóbada gigante e cercado por um abismo profundo”.


 Para alguns neo-ateus a bíblia descreve nosso planeta dessa forma:

Nosso planeta na interpretação bíblica dos ateus militantes

E o mais bizarro de tudo isso é que eles tentam “provar” suas alegações usando versículos bíblicos que na verdade não estão apoiando o que eles dizem. Esse problema de interpretação ocorre geralmente pela falta de interesse do ateu em pesquisar com um pouco mais de profundidade. Vamos analisar os versículos que eles utilizam:

ABISMO

A palavra “abismo” aparece em diversas passagens da bíblia, sobretudo no Antigo Testamento. Os ateus geralmente citam essas passagens para dizer que a bíblia está falando de um grande “precipício” ao redor do planeta., de forma que se alguém fosse caminhando, poderia chegar no final da Terra, onde haveria um grande abismo.  Um dos versículos mais utilizados é Provérbios 8:27:

“Quando ele preparava os céus, aí estava eu, quando traçava o horizonte sobre a face do abismo”
Provérbios 8:27

A palavra hebraica traduzida em nossas bíblias como “abismo” é tehóhm, e significa literalmente água de profundeza, águas empoladas ou oceano primevo.  Quando aparece na bíblia essa palavra geralmente se refere às profundezas do oceano, e não a um “buraco profundo ao redor do planeta” como imaginam os ateus! O uso da palavra “abismo” para traduzir esse termo hebraico começou através da Septuaginta grega. Algumas traduções bíblicas traduzem esse termo diretamente como OCEANO. Vamos comparar algumas traduções:

“O abismo diz: Ela não está em mim; e o mar diz: Não está comigo.” (Jó 28:14 – Tradução de João Ferreira de Almeida Revista e Atualizada)

O mesmo versículo em outra tradução diz:

“O Oceano afirma: ‘Aqui não está’, e o Mar diz: ‘Aqui também não’." (Jó 28:14 – Tradução Linguagem de Hoje)

Note que o tal “abismo” nada  mais é que o oceano.



Vejamos mais uma passagem:

“Nasci quando ainda não havia abismos, quando não existiam fontes de águas” (Provérbios 8:24 – Tradução Nova Versão Internacional)

Mas em outra tradução:

“Nasci antes dos oceanos quando ainda não havia fontes de água” (Provérbios 8:24 – Linguagem de Hoje).

Acho que não restam dúvidas de que o tal “abismo” bíblico nada mais é que o próprio oceano. Esse “precipício imaginário” dos ateus só existe na cabecinha deles!  Fruto de suas interpretações truncadas.


O PLANETA É ACHATADO E CIRCULAR




Para “provar” que segundo a bíblia a Terra é achatada e circular como um disco de vinil ou um CD, os ateus utilizam alguns versículos do Antigo Testamento. Os versículos mais utilizados são Isaías 40:22 e Jó 26:10.

“Ele é o que está assentado sobre o círculo da terra, cujos moradores são para ele como gafanhotos; é ele o que estende os céus como cortina, e os desenrola como tenda, para neles habitar”
Isaías 40:22

A palavra original hebraica que nesse versículo foi traduzida por “círculo” é ( חוּג) “chug”, algumas vezes transliterada como “hhugh” também. Em algumas versões ela aparece traduzida como “redondeza”. O hilário nesse caso é que essa palavra pode provar exatamente o oposto do que os ateus estão tentando alegar. De acordo com algumas obras de referências tais como o Analytical Hebrew and Chaldee Lexicon (Léxico Analítico Hebraico e Caldeu), de Davidson, a palavra “chug”, traduzida “círculo”, pode também significar “esfera”. Isso tanto é verdade que algumas versões bíblicas, tais como a Versão do Pontifício Instituto Bíblico, de Roma, e a Tradução de João Ferreira de Almeida Revista e Corrigida  traduzem “chug” como “globo” nessa passagem.

O termo "chug" sendo corretamente traduzido como "globo" na versão de João Ferreira de Almeida


Na verdade a Terra é um esferóide oblato, pois é ligeiramente achatada nos pólos. O que também se encaixa no conceito de esfericidade da palavra “chug”.

“Marcou um limite circular sobre a superfície das águas...” (Jó 26:10)

Esse é outro versículo que os ateus militantes adoram citar para “provar” que a bíblia descreve a Terra como um disco achatado. Repare novamente na gravura ateísta abaixo:



Note que esse versículo também aparece na gravura, e uma pequena seta aponta para a extremidade do planeta achatado. Esse desenho descreve bem como os ateus interpretam esse versículo. Para os ateus esse “limite circular” do qual o versículo fala está nas extremidades desse círculo, impedindo que as águas do mar caiam no abismo. Ele funcionaria como um tipo de barragem.
Porém, o versículo é bem claro ao dizer que esse limite está na SUPERFÍCIE das águas, e não nas laterais. Mesmo que a palavra “superfície” apareça no versículo, a vontade de encontrar erros científicos na bíblia é tão grande, que o ateu militante nem vai reparar nela.

ABÓBODA DO CÉU

De acordo com os ateus militantes, a bíblia afirma que existe uma espécie de abóbada sólida envolvendo a Terra. Um tipo de teto em forma de semi-esfera, onde existem buracos de eclusas por onde passam as águas da chuva.

A palavra utilizada atualmente pela bíblia e traduzida como “firmamento” realmente traz a ideia de algo sólido, como uma abóbada mesmo, e nesse ponto os ateus estão certos. Mas não é assim no texto original.
Ao falar sobre a criação da atmosfera, a bíblia usou originalmente a palavra hebraica “raqia”, que significa literalmente “superfície estendida” ou “expansão” (Davidson - 1963, p. DCXCII;. Wilson, sd, página 166).

A palavra "firmamento" foi inserida na bíblia através da Septuaginta (tradução da bíblia hebraica para o grego). A crença cosmológica predominante na época da Septuaginta pode ter influenciado essa tradução equivocada.

O “MOVIMENTO” DO SOL


Nascer do Sol


“O sol se levanta e o sol se põe, e depressa volta ao lugar de onde se levanta.” (Eclesiastes 1:5)

Os ateus militantes utilizam esse versículo para alegar pelo menos duas coisas:

1- Que a bíblia ensina o geocentrismo.
2- Que ao completar sua volta sobre a parte de cima da Terra plana (dia), ele (o Sol) passava rápido por baixo da Terra e voltava novamente para iniciar outro dia.

Essa interpretação dos ateus tem vários problemas. Primeiro que expressões como “o Sol nasce” ou “o Sol se põe” são utilizadas até nos dias de hoje, e bem sabemos que o Sol não se movimenta em torno da Terra. Essa é  uma expressão popular que indica apenas o aparente movimento do Sol conforme parece ao observador humano.
Algumas versões bíblicas dizem que o Sol “se apressa” a voltar ao lugar onde nasce. Isso também é apenas uma forma de expressão que nem aparece em todas as traduções.  Na Tradução de João Ferreira de Almeida Revista e Corrigida, por exemplo, esse versículo foi traduzido da seguinte forma:

“E nasce o sol, e põe-se o sol, e volta ao seu lugar, de onde nasceu”

O que o contexto desse versículo está tentando mostrar é que a Terra parece prosseguir no seu caminho predeterminado sem indicar qualquer mudança. Sem contar ainda que os hebreus já tinham noção da duração exata do dia e da noite (12 horas diurnas e 12 horas noturnas), como indica a palavra hebraica “yom” (lit. Dia = espaço de 24 horas, de sol a sol), apesar de que naquele tempo eles preferiam dividir o dia em “vigílias”, ao invés de frações de horas.

Os hebreus sabiam que a duração da noite é a mesma que a do dia, e portanto, a alegação de que o Sol volta “correndo” ao seu ponto inicial não faz o menor sentido. É apenas uma forma de expressão utilizada por algumas traduções bíblicas.

Numa terra plana, como imaginam os ateus, só poderia haver vida na parte superior dela, pois se as águas do mar podiam cair no abismo, as pessoas não poderiam viver na parte de baixo, pois cairiam também. A gravidade nesse caso não existiria.

Porém, a bíblia não só fala sobre a gravidade (Jó 26:7), como também mostra a noção de um planeta esférico onde há dia e noite.

O Senhor Jesus, ao falar sobre o arrebatamento dos escolhidos, diz que esse evento ocorrerá ao mesmo tempo de dia e de noite:

“Naquele dia, quem estiver no telhado de sua casa, não deve descer para apanhar os seus bens dentro de casa. Semelhantemente, quem estiver no campo, não deve voltar atrás por coisa alguma.” (Lucas 17:31)

“Eu lhes digo: Naquela noite duas pessoas estarão numa cama; uma será tirada e a outra deixada” (Lucas 17:34).

Como pode um avento único acontecer durante o dia e durante a noite ao mesmo tempo? Isso seria impossível na Terra plana dos ateus, onde só há vida na parte de cima. Porém, é perfeitamente possível numa Terra esférica.

27 comentários:

  1. Isaías, o profeta do velho testamento dizia que a terra era redonda, ela é redonda e ele está certo, mas a terra é uma esfera, isso desmente a "ciência" bíblia cristãs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa ideia d q a terra é redonda vem dos idiotas cristãos q massacravam cientistas q afirmam q a terra era redonda. Hoje retardados cristãos afirmam em redes social e no youtube q a terra é achatada, q ninguém saiu dos limites da terra pq ñ existe essa possibilidade e q o homem nunca foi à lua. Aí vem uns cristãos imbecis falar q essa tesse é criado pelos ateus, nós nunca inventamos essa ideia tão idiota quanto criada por cristãos q pensam iguais aos homosapiens na questão ciência-religião.

      Eliminar
    2. cara esse poste é o pior poste que ja vi na minha vida. ateu dizer que a terra é plana???? puta que pariu mano!!! ateu é a porcaria da bola giratoria . esse ser sem conhecimento que fez essa postagem ae é mais leigo que a minha cadela aqui do quintal.

      Eliminar
    3. Verdade, essa postagem favorece completamente a Teoria Heliocêntrica,teoria que tem origem maçônica dando as mão para o Criacionismo passando de muito longe da explicação Geocêntrica que a Bíblia revela, essa postagem não glorifica o nome de Deus altíssimo, pois como explicar o dilúvio em uma esfera girando em torno do sol, sendo que agua é sempre nível, e o pior a Terra esférica girando em torno do Sol, sendo que o Sol foi criado depois da Terra, fato explicado no livro de Gênesis!

      Eliminar
  2. Entendam, a bíblia nunca, NUNCA, será prova científica de nada. Aceitem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. melhor acreditar que ela veio do nada, por causa do nada e esse nada tinha leis criado por esse mesmo nada, e esse nada com suas leis perfeitamente feitas para ter vida criou nosso planeta e esse nada fez minerais e esses mineras foram modificados pelo nada e viraram células e essas células evoluirão do nada pelo nada e começaram a se auto-replicar por motivo nenhum e foi evoluindo até chegar no intelecto humano.É mais fácil acreditar em Adão e Eva do que nessa baboseira toda vocês ateus são uma piada mundial com suas teorias cada vez mais absurdas achando que toda essa criação pode vim do nada. Em silencio vocês são verdadeiros poetas.

      Eliminar
  3. Amigo, a teoria da terra plana não é dos ateus nao! Pelo contrário! Somente cristãos que acreditam na veracidade da Bíblia estão de fato aderindo a teoria da Terra Plana, e se empenhando em provar a falácia que é a teoria da esfericidade da terra. Não há provas da terra ser um Globo! Da a pesquisada na teoria, já tem vários vídeos no YouTube de cristãos que defendem a terra plana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. hum, mas tio, se eu pegar uma avião e chegar no final da Terra, o q acontece?

      Eliminar
  4. A terra é plana, exatamente como descreve a Bíblia.

    O maior engodo da humanidade é o cosmos fabricado e vendido pela NASA.

    Pesquisem "terra plana" no Face e examinem, confiram sem preconceitos científicos.

    Muitas pessoas vão se chocar.

    Eu cheguei à conclusão que a terra plana destrói não só o ateísmo como também não dá qualquer chance para a "teoria da evolução".

    Deus abencoe a todos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Bíblia não diz que a terra é plana

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    3. Seu cú! Só idiota ignorante pra acreditar nessa tese.

      Eliminar
    4. Uns imbecis tapado pra acreditar nessa fraude chamada bíblia.

      Eliminar
    5. Uns imbecis tapado pra acreditar nessa fraude chamada bíblia.

      Eliminar
    6. Seu cú! Só idiota ignorante pra acreditar nessa tese.

      Eliminar
    7. Kkkkkk. Neo ateu sem argumentos. Kkkkk

      Eliminar
  5. O que vejo nesta matéria é uma deturpação da terra plana, me parece algo pra confundir a mente das pessoas, mesmo pq os ateus dizem que terra é um globo e não que a terra é plana, mesmo pq essa teoria da terra esférica surgiu exatamente pra tirar Deus da criação e colocar a teoria do big bang, quem fez esta matéria é alguém muito desinformado ou esta agindo propositalmente para confundir a mente das pessoas.

    ResponderEliminar
  6. Eu acho que a sua mente está confundida.
    Eu pesquisei a teoria da terra plana, e não encontrei um argumento que fosse consistente. Embora o ponto de vista da teoria, seja bem interessante.
    No mais, se fosse mesmo a terra plana, as pessoas de âmbos od hemisférios deveriam ver as mesmas constelações, o que não ocorre.
    O fato da terra ser "redonda" não anula a existência de Deus, muito pelo contrária, testifica-a.
    Pois assim é sua funcionalidade, um sistema organizado. Tudo é útil no sistema solar, júpiter, por exemplo é o "aspirador de pó" que atrai para sí devido a sua massa, centenas de corpos celestes que poderiam atingir a terra, mas pouca gente pensa nisso.
    As pessoas querer, e mostram muitos dados, mas é necessário a reflexão sobre essa funcionalidade. Qual é o propósito? A lua não está alí de bobeira, aleatoriamente. Ela tem sua função, bonitinha e brilhante.
    Pense nisso.

    ResponderEliminar
  7. Olá a todos

    Boa tarde

    Obviamente que este blog se propõe a refutar o pensamento ateísta e como o site é cristão não vejo problema nisso, porém será que são só os neo ateus e ateus que entendem que a Bíblia ensinaria que a terra é plana? E mais, será que são todos os neo ateus e ateus que entendem que a Bíblia ensina que a terra é plana? Então no meu entender a refutação deveria ser direcionada a todos que pensam que a Bíblia ensina uma terra plana.

    Se a terra é esférica então ela estaria em algum lugar no espaço e como o espaço é muito mas muito grande mesmo ou melhor é imenso existe galáxias e creio que a Bíblia ensina que não existem vidas em outros planetas ou galáxias então pra que tanto espaço e galáxias?? Nesse sentido a terra plana é mais coerente.

    São Noé, São Enoque, São Moisés e até mesmo São Josué criam que a terra era como? Eu acho que criam que era plana pois pensando bem as imagens de um terra esférica são relativamente recentes né?

    Se não em engano existem terra planistas com argumentos muito bons em defesa de uma terra plana e acho que não são ateus e nem neo ateus.

    Outra dúvida o Big-Bang diz há uma expansão DO espaço e não NO espaço então visto que não existe um espaço como pano de fundo digamos assim para o universo se expandir então como é possível o universo se expandir sobre o nada ?? Ora o nada é não existência e não pode haver atividade no e sobre o nada né? Como algo vai se expandir em cima do nada??

    ResponderEliminar
  8. nao sei se voces sao idiotas ou ignorantes mesmo

    ResponderEliminar
  9. Povo burro, deixa eu explicar uma coisa. O "argumento" dos neo-ateístas não diz que a terra é plana, mas que a Bíblia diz que a terra é plana, o que é uma falácia, visto a própria Bíblia afirmar a redondeza da terra. Isso é conhecido como a falácia do espantalho, que consiste em atribuir uma falsa ideia, ou uma ideia deturpada, como sendo do seu adversário. Ainda que a peça publicitária escrota fosse direcionada aos cristãos, e não à Bíblia, cairia no erro de tomar uma pequena parte pelo todo. Não existe uma única prova de que a Igreja Católica tenha defendido o conceito de terra plena em sua história. Taca no Google "Terra quadrada – a mentira que desce redondo". Isso que nem cristão eu sou, mas não dá para aguentar o estupro à inteligência que os neo-marxistas, digo, neo-ateístas (eu sou ateu, mas essa corja de papagaios de pirata de Dawkins não é digna desse nome) estão fazendo.

    ResponderEliminar
  10. para inicio de conversa ateu é aquele que nao acredita em deus. e como esse louco que postou isso pode dizer que os terraplanistas sao loucos se eles questionam e fazem experimentos e nao acreditam na bosta da bola giratoria ?. a agua faz curva so se for na cabeça da minha rola. se a terra fosse redonta entao pq q usamos o nivel d agua? é engraçado que nao existe uma foto real da terra pela naza vc ja pesquisou isso? entao nao poste tal assunto que vc nao saca.

    ResponderEliminar
  11. Se a terra é plana, isso teoricamente significa que em algum ponto muito alto seria possível enchergar toda terra. Pois bem, temos o sol e a lua, e se é possível enchergar toda a terra de certo ponto, teoricamente seria possível enchergar esse mesmo ponto apartir de qualquer local da terra.
    Podemos vê o sol como um corpo brilhante que nos dá o dia. E quando não é dia em um lugar, é noite em outro. O que me leva a uma pergunta, Por que não conseguimos ver o sol durante a noite? Pois o Sol seria um ponto em qual podediamos vê a terra toda, pois o sol estar muito alto. Isso teoricamente o sol, mesmo brilhando em outro continente, seria possível vê-lo durante a noite...

    ResponderEliminar