quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

Os músculos da orelha são vestigiais?

 


     Os evolucionistas alegam que os três músculos auriculares: músculo auricular anterior, músculo auricular superior e músculo auricular posterior são vestigiais, ou seja, são resquícios evolutivos, herança de nossos supostos ancestrais. Segundo a crença dos evolucionistas esses três músculos foram muito úteis aos nossos supostos ancestrais simiescos, pois davam à orelha movimentos que eram úteis para espantar moscas e para direcionar a orelha na  direção de onde vinha o som, facilitando o ato da caça e também ajudando com os predadores. De acordo com os evolucionistas esses músculos são inúteis no homem moderno.



Hora de desmitificar a crença evolucionista: 


Esses músculos são realmente inúteis no homem moderno? 


     Não! Eles possuem funções de movimento: o músculo auricular anterior movimenta sua orelha para cima e para a frente,  o músculo auricular superior movimenta o pavilhão da orelha para cima e o auricular posterior movimenta esse pavilhão para trás, sendo que também servem para fixar esse órgão ao crânio. Portanto não são inúteis, como alegam alguns evolucionistas. Tudo bem que não geram movimento suficiente para espantar moscas, mas nem por isso são inúteis. Lembrando que toda a nossa face é coberta por músculos, e eles servem para que possamos ter expressões faciais, o que  refletem nossos sentimentos.


Eles são vestigiais? 


     Não existe nenhuma prova empírica de que herdamos esses músculos de ancestrais não humanos, isso é mera especulação. O "argumento" evolucionista está mais para falácia de apelo à ignorância, ou seja: "se não sei para que serve isso, então certamente é um resquício evolutivo". Lembrando que não é a primeira vez que os evolucionistas dizem que algo no corpo humano é inútil: eles também disseram que o apêndice não tinha função alguma no corpo humano, mas hoje sabemos que ele aumenta a extensão da superfície do muco intestinal para secreção e absorção, protege as bactérias boas do corpo para que não sejam eliminadas por doenças como a cólera ou a disenteria e produz glóbulos brancos no período da infância. Os discípulos de Darwin também diziam que o "DNA lixo"  não servia para nada, pois não é codificante. Estavam redondamente enganados, claro! Estudos posteriores descobriram que o chamado "Junk DNA", apesar de não codificar proteínas, têm funções bioquímicas operacionais importantes no genoma. Acho até que deveriam mudar o nome dessa porção de DNA.


Por que os evolucionistas não deveriam usar esse argumento? 


     Dizer que esses músculos perderam a função ou se atrofiaram pelo desuso ou falta de utilidade no homem moderno está mais para um argumento lamarckista  do que para um argumento em prol da evolução darwiniana, uma vez que a evolução não acontece por uso e desuso, mas através de mutações randômicas que acontecem acidentalmente, sem nenhum objetivo e depois são filtradas pela seleção natural. Portanto estão tentando usar o lamarckismo para defender a evolução, e isso não faz sentido nenhum. 



1 comentário:

  1. Órgãos ou estruturas vestigiais têm tamanho reduzidos, ou são atrofiados ou perde a função principal, reduzindo sua importância no organismo. Somente 20 por cento dos humanos conseguem movimentar as duas orelhas e 18 por cento, somente uma, mais são insignificantes. Neste caso os músculos vão perdendo a significância no decorrer das gerações, durante os cruzamentos, já que não é essencial na luta da sobrevivência, passar esta característica adiante. O apêndice teve uma importância maior no passado, e foi perdendo, servindo para função imunológica e como depósito de bactérias benéficas a flora intestinal. Contudo quando infecciona é um perigoso e tem de ser extraído, podendo viver muito bem sem ele. Já o DNA que popularmente chamam de lixo, são restos desligados, que no passado exerciam funções, na fabricação e hoje é incerto. Tem outros exemplos de estruturas vertigias, como em algumas cobras, restos de membros traseiros que se transformaram em esporas, realocados para o acasalamento;algumas aves que perderam sua capacidade de voar como o avestruz, suas asas servem para o equilíbrio durante a corrida; e outros exemplos, etc.

    ResponderEliminar